A atmosfera política em Laranjeiras do Sul-PR está impregnada de incertezas, com o atual vice-prefeito, Scarpari, encarando a perspectiva de uma derrota esmagadora nas eleições de 2024, em meio à divisão política no grupo do atual prefeito.
Este cenário é ainda mais complexo devido à pré-candidatura do secretário de Obras e Urbanismo, Tilim, que também almeja ocupar o cargo de prefeito, dividindo o grupo de Berto pela metade.
No entanto, apesar do cartel vitorioso do atual alcaide, nenhum dos possíveis herdeiros políticos de Berto parece estar à altura de substituí-lo.
Ambos carregam consigo o estigma de candidatos derrotados. Scarpari enfrentou uma dura derrota para a então candidata da oposição, Sirlene Svartz, em 2012, enquanto Tilim sofreu uma humilhante derrota nas urnas para o ex-prefeito Lauro Lourenço Ruths, com uma margem de votos de aproximadamente 3 para 1. O candidato do PT, Nelson Gomes, teve uma presença discreta nas urnas.
Diante desse contexto, o futuro político de Laranjeiras do Sul se encaminha a passos acelerados rumo a renovação politica, um futuro de prosperidade e desenvolvimento, o qual o povo de Laranjeiras do Sul tanto almeja.