Atletas do Judô de Laranjeiras do Sul, juntamente com o prefeito da época no terreno que foi prometido para
Associação de Judô de Laranjeiras do Sul.
Laranjeiras do Sul/PR, 29 de agosto de 2024
Com um histórico invejável, o Judô de Laranjeiras do Sul é conhecido e respeitado nacionalmente. O volume de troféus e medalhas dos atletas da cidade não deixa nada a desejar quando comparado a associações de grandes centros como Curitiba e Londrina.
Se nos tatames de todo o país nossos atletas são respeitados, na esfera municipal enfrentam muitos problemas.
O principal deles é o local de treino, um dojo localizado em uma sala que foi construída para ser um vestiário no ginásio de esportes Laranjão.
Os maiores problemas desse espaço são:
I - O tamanho: É um local muito pequeno para tantos atletas, o oque dificulta bastante o treinamento, especialmente das crianças. Judô é uma modalidade esportiva que envolve muitos golpes de projeção, o que aumenta o risco de lesões quando muitos atletas treinam ao mesmo tempo.
II - A poeira do estacionamento: A sala de treinos de judô fica vários metros abaixo de um dos lados do estacionamento. Cada vez que alguém estaciona um carro, a poeira se espalha e é inalada pelos atletas que estão treinando. Além disso, o local é tão abafado que, se um atleta vier treinar gripado, é comum que outros atletas também adoeçam.
III - Instrutores: Outro problema grave é o baixíssimo investimento na contratação de instrutores de judô. Há muito tempo, o município investe pouco nessa área, contratando apenas um instrutor por algumas poucas horas por semana, resultando em poucos treinos e somente a partir das 18 horas, sem treinos no período da manhã e no meio da tarde. Isso dificulta as escolinhas e a formação de novos atletas.
A Promessa:
Essas dificuldades são de pleno conhecimento do prefeito municipal, tanto que foi prometida uma nova sede em um local mais adequado. Na foto acima, podemos ver o prefeito municipal e o secretário de esportes, acompanhados de um vereador e de alguns judocas, no terreno que foi prometido para ser a sede da associação de judô.
Abaixo, um áudio de 2011 mostra o prefeito prometendo a nova sede, e não uma simples reforma.