Getel Instaladora
Grupo de Whatsapp Fatos e Boatos do Iguaçu
Type Here to Get Search Results !

MIGD

MIGD

Pesquisa sem considerar margem de erro levanta questionamentos sobre manipulação de dados


A matemática dessa pesquisa simplesmente não fecha. A pesquisa recém divulgada por uma determinada campanha, que alega uma vantagem de 43,2%, apresenta uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Quando aplicamos essa margem de erro, a realidade parece bem diferente. Se subtrairmos 3,5 pontos dos 43,2%, chegamos a 39,7%. Por outro lado, ao somarmos os mesmos 3,5 pontos aos 37,5% do outro candidato, o resultado é 41%.

Isso significa que, dentro da margem de erro, os números mostram um cenário praticamente de empate técnico, revelando que a vantagem que tentam divulgar não passa de uma distorção dos fatos. Manipulações como essa são práticas que enfraquecem a credibilidade do processo eleitoral e confundem os eleitores. 

Transparência e honestidade são essenciais para um processo democrático legítimo, mas, infelizmente, parece que essa não é a prioridade desta campanha. 

O que é margem de erro?

Quando um instituto realiza uma pesquisa, muitas vezes não é viável consultar toda a população, seja por limitações financeiras, logísticas ou geográficas. Por exemplo, em uma pesquisa de intenção de votos para prefeito, não é possível consultar todos os eleitores do município. Por isso, utiliza-se uma amostra que represente a população.

Essa amostra deve ser escolhida de forma aleatória, levando em conta características como classe social, gênero, raça e localidade, a fim de que reflita a diversidade da população. No entanto, como a pesquisa é feita com uma parte da população, erros amostrais podem ocorrer, fazendo com que a amostra não reflita exatamente a realidade. É aí que entra a margem de erro.

A margem de erro indica a possível variação dos resultados. Por exemplo, uma pesquisa eleitoral com margem de erro de 2% significa que os resultados podem variar até 2% para mais ou para menos. 

Dessa forma, a margem de erro é uma ferramenta estatística que nos ajuda a entender a precisão dos resultados. Quanto menor a margem de erro, maior a confiabilidade da pesquisa. Se a margem de erro for muito alta, a variação nos resultados será maior, comprometendo a precisão dos dados apresentados.

Para mais detalhes sobre "Margem de erro em pesquisas", acesse: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/o-que-margem-erro-uma-pesquisa.htm

Postar um comentário

0 Comentários
* Não permitimos Spam. Todos os comentários são aprovados pelo administrador.

MIGD

Publicidade

angulos-doces