Laranjeiras do Sul, 05 de setembro de 2024
Em 1989, iniciei meus estudos na Escola Municipal Francisco Freitas, no bairro São Francisco. Que tempo maravilhoso! Ali aprendi a ler, escrever e amar a leitura. Com o tempo, tornei-me um apaixonado por contos e romances.
Em especial, por aquelas histórias em que os heróis enfrentavam adversidades, ignorando o medo, o perigo e as retaliações, apegados ao simples compromisso com aquilo que é certo, com fé e coragem.
Cada vez que vejo essa cena, em que a professora Rudvania se aproxima do presidente da Câmara e de mais alguns vereadores, e fala algumas verdades que muitos de nós gostaríamos de dizer, sem medo do que poderia lhe acontecer naquele local, sem dúvida, vejo nela uma heroína.
Uma mulher tão corajosa quanto os heróis das histórias que pude ler, graças a professoras como ela.
Sem mais delongas, desejo homenagear todos os professores e professoras de Laranjeiras do Sul, bem como os cidadãos que tiveram a coragem de se levantar contra a tamanha injustiça do PL nº 038/2023.
O exemplo que nos deram naquela fatídica noite na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul foi uma atitude heroica, uma fonte de inspiração que irá reverberar pela eternidade.