Laranjeiras do Sul, 30 de Dezembro de 2024.
O deputado federal paranaense Sargento Fahur (PSD), conhecido por integrar a bancada da bala na Câmara dos Deputados, está mobilizado para derrubar o decreto divulgado esta semana pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O decreto estabelece um protocolo de abordagem policial a ser seguido por todas as forças de segurança no Brasil. Fahur, junto com outros parlamentares de direita, considera a medida uma interferência indesejada no trabalho da polícia.
O posicionamento de Fahur reflete uma reação mais ampla, com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e outros governadores expressando oposição à intervenção do governo federal nos programas de segurança pública dos estados. A crítica central é de que a implementação de um protocolo único para abordagens policiais comprometeria a autonomia das forças de segurança estaduais e locais, dificultando a adaptação a contextos específicos de cada região.
Embora o Congresso Nacional esteja em recesso, o tema tem gerado discussões intensas nas redes sociais entre deputados e senadores. De acordo com fontes próximas, alguns membros do Congresso já estão articulando formas de alterar as regras definidas pelo Ministério da Justiça. O debate sobre o protocolo de abordagem e o cumprimento de mandados de busca e apreensão será, provavelmente, um dos principais pontos de pauta quando os trabalhos legislativos forem retomados, em fevereiro de 2025.
O decreto, que busca padronizar as abordagens policiais em todo o país, é visto por seus defensores como uma tentativa de tornar o processo mais transparente e respeitoso aos direitos humanos. No entanto, para os opositores, ele representa uma forma de controle excessivo sobre as ações das polícias, especialmente em estados como o Paraná, onde as políticas de segurança pública são consideradas mais rígidas.
A disputa em torno do protocolo de abordagem policial está longe de ser resolvida, e promete ser um dos grandes focos de debate na próxima legislatura.
Fonte: Blog do Tupan