O deputado federal Geraldo Mendes (União-PR) declarou seu apoio à anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Geraldo defende uma melhor reanálise das penas pesadas aplicadas aos envolvidos, quais alguns não vandalizaram os prédios públicos e que as ações dos manifestantes devem ser individualizadas com amplo direito de defesa.
O posicionamento do parlamentar federal foi anunciado em suas redes sociais no contexto de uma grande manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, que, segundo organizadores, reuniu mais de 1 milhão de pessoas pedindo a anistia aos chamados "presos políticos" do 8 de janeiro.
O ato na Avenida Paulista, convocado por lideranças da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, contou com a participação de diversas autoridades políticas de peso, evidenciando o esforço da oposição em demonstrar força. Entre os presentes estavam:
• Jair Bolsonaro (PL): O ex-presidente chegou por volta das 13h45 e discursou às 15h40, pedindo anistia. Ele foi acompanhado por sete governadores, dentre eles Ratinho Júnior (PSD), em uma foto pré-evento divulgada nas redes sociais.
• Governadores:
◦ Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP): Governador de São Paulo.
◦ Romeu Zema (Novo-MG): Governador de Minas Gerais.
◦ Ratinho Júnior (PSD-PR): Governador do Paraná.
◦ Jorginho Mello (PL-SC): Governador de Santa Catarina.
◦ Mauro Mendes (União-MT): Governador de Mato Grosso.
◦ Wilson Lima (União-AM): Governador do Amazonas.
◦ Ronaldo Caiado (União-GO): Governador de Goiás.
◦ Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, foi anunciado, mas não compareceu devido as fortes chuvas que assolaram o Estado no sábado (05).
• Michelle Bolsonaro: Ex-primeira-dama, discursou durante o ato.
Também se fizeram presentes diversos outros deputados federais de vários Estados que pedem pela tramitação do projeto de lei da Anistia no Congresso.
Apoio dos deputados ao projeto
Até o momento, o requerimento de urgência para o projeto de lei da anistia (PL 2.858/2022) na Câmara dos Deputados conta com um número variável de assinaturas a favor, porém atualmente o "Placar da Anistia" alcançou entre 190 e 211 assinaturas favoráveis ao regime de urgência, que permite acelerar a tramitação do projeto para votação no plenário.
O deputado federal Geraldo Mendes também é um dos parlamentares que são favoráveis ao projeto, que de acordo com o parlamentar, visa a pacificação democrática do país.
Confira o carrossel de imagens da justificativa de Geraldo Mendes em apoio a Anistia: