Berto Silva político que nunca foi filiado ao PT porém com uma inacreditável influência no partido em Laranjeiras do Sul.
Laranjeiras do Sul, 22 de Abril de 2025.
Com a aproximação do dia 06 de julho de 2025, data prevista para a realização do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 em todo o país, momento em que serão escolhidas as novas diretorias do PT, surgem reflexões importantes.
Vem à mente a situação em Laranjeiras do Sul: como será? Será que o Partido dos Trabalhadores na "terrinha" vai recuperar sua identidade ou continuará estendendo o tapete para o grupo político do ex-prefeito Berto Silva?
Como é possível que, em uma das cidades mais lulistas do Paraná, o PT seja um mero serviçal de um grupo político que inclui membros que se orgulham de se declarar de extrema direita?
O cúmulo ocorreu em 2016, quando um conhecido membro do partido, que por diversas vezes foi candidato a prefeito pelo PT, não apoiou o companheiro Laurici Leal e foi às ruas pedir votos para o então candidato Berto Silva.
No meio político laranjeirense, comenta-se que este ano o PT local se encontra em uma encruzilhada. De um lado, o grupo liderado pelo professor Nelson Jackson Gomes da Silva, formado por membros mais alinhados ao caminho de subordinação ao grupo político do ex-prefeito Berto Silva.
De outro, o grupo que alguns chamam de "PT raiz", liderado pelo PRF Migliorini e pelo senhor Cleber Sebastião, formado por aqueles que defendem uma militância mais tradicional.
Por sua vez, o polêmico locutor do supermercado No Ponto Mix, Vande Nascimento, aparentemente está em cima do muro, ora flertando com o "PT raiz", ora com a ala de Nelson Gomes.
Quem está animado com toda essa divisão são os bolsonaristas e os apoiadores da "galera da Massa" – os que defendem o atual governador do estado como candidato à presidência –, pois já perceberam que a chance de vencer o PT nas urnas da terrinha é grande.
Outra incógnita é qual lado escolherá o vereador Tarso Campigotto. Afinal, ele é o grande nome do Partido dos Trabalhadores na cidade. Está na hora de ter mais voz ativa dentro do partido. Agora, resta saber com qual PT ele vai se alinhar.