Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados após protesto em plenário

A Corregedoria da Câmara dos Deputados elevou a tensão no cenário político ao recomendar, nesta sexta-feira (19), a suspensão de três deputados e a aplicação de censura escrita a outros 14 parlamentares da oposição. A medida é resultado da manifestação ocorrida no plenário da Casa no início de agosto, reacendendo o debate sobre os limites da atuação parlamentar.

O corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), formalizou o pedido de suspensão ao Conselho de Ética. Ele propõe a suspensão de 90 dias para o deputado Marcos Pollon (PL-MS) e de 30 dias para Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). Os três são acusados de obstruir a cadeira da presidência durante o protesto.

Adicionalmente, Pollon enfrenta um segundo pedido de suspensão, este de 30 dias, por supostas declarações difamatórias contra a presidência da Câmara. Se as sanções forem aprovadas, o deputado do PL poderá ser afastado por um total de 120 dias.

Além das suspensões, o corregedor também solicitou a aplicação de censura escrita a outros 11 parlamentares. Entre eles, estão Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Zucco (PL-RS).

“O papel da corregedoria é institucional. Atuamos com imparcialidade, analisamos cada conduta de forma individual e cumprimos o nosso compromisso de agilidade”, declarou o corregedor Coronel. Ele acrescentou que o relatório foi entregue em tempo hábil, cabendo agora à Mesa Diretora decidir sobre as recomendações apresentadas.

De acordo com as normas internas da Câmara, os pedidos de suspensão de mandato serão analisados tanto pelo Conselho de Ética quanto pelo plenário. Já a aplicação da censura escrita ficará a cargo da Mesa Diretora da Casa. O caso promete gerar debates acalorados e impactar o clima político no Congresso Nacional.

Fonte: http://ric.com.br

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *