O programa de incentivo à amamentação ‘Mama Nenê’, que já beneficiou mais de 10 mil bebês em Curitiba, comemorou sua maioridade com um evento especial nesta quinta-feira (25). A celebração, realizada no Canal da Música, no bairro Mercês, premiou as unidades participantes com selos de certificação, reconhecendo o compromisso com a causa.
Desenvolvido em parceria pelas secretarias de Educação e Saúde, o ‘Mama Nenê’ oferece espaços dedicados à amamentação em creches públicas, Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs) e outros equipamentos públicos, como as Ruas da Cidadania. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também permitem que as mães retirem e armazenem o leite materno para oferecer aos seus bebês.
Segundo o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, o programa reflete a preocupação da gestão com o bem-estar familiar. “O nosso interesse é expandir essa boa prática que já existe na rede há 18 anos, e que a nossa gestão atualmente vai fomentar cada vez mais”, destacou o secretário, evidenciando o compromisso da prefeitura com a educação e o futuro das crianças.
Atualmente, todos os 239 Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba contam com espaços ‘Mama Nenê’. A rede municipal de ensino oferece um material específico sobre o programa, o caderno ‘Programa Mama Nenê: Pelo direito à amamentação’, que aborda o histórico das ações, a importância do aleitamento materno e dicas para as mães.
Durante o evento, a pediatra Cristiane Vardana Marangon, uma das idealizadoras do ‘Mama Nenê’, ministrou uma palestra sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil. “Acreditamos na proposta do Programa porque entendemos a necessidade do aleitamento materno”, explicou a pediatra, ressaltando a forte ligação entre o contato pele a pele da mãe e do bebê com o desenvolvimento do sistema nervoso central, além dos benefícios nutricionais do leite materno.
A amamentação oferece diversos benefícios comprovados, incluindo a prevenção de mortes infantis, diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, promovendo um melhor desenvolvimento da cavidade bucal, protegendo contra o câncer de mama e fortalecendo o vínculo afetivo entre mãe e filho. Para saber mais notícias sobre saúde, acesse Massa.com.br.
Fonte: http://massa.com.br