O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) transformou-se em palco de aprendizado e oratória, sediando a semifinal do projeto “Debatedores Nota Mil” nesta sexta-feira (26). Dezenas de estudantes de seis colégios estaduais de Curitiba participaram ativamente da iniciativa, que visa prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento é uma parceria entre a Escola do Legislativo, o Instituto Eureka, a Fundação Wilson Pickler, a UNINTER e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Os temas centrais do debate, “a influência das redes sociais no regime democrático” e “o desenvolvimento da Amazônia”, proporcionaram um rico exercício de argumentação e pensamento crítico. O presidente da Alep, Deputado Alexandre Curi (PSD), prestigiou o evento, ressaltando a relevância da ação para a educação paranaense. Ele também aproveitou a oportunidade para parabenizar os estudantes e destacar a recente aprovação do novo Código de Ética da Casa.
Jeulliano Pedroso, Diretor da Escola do Legislativo, enfatizou a importância de aproximar o Legislativo da população. “Estamos aqui com estudantes do ensino médio […] justamente para aperfeiçoar as técnicas de debate porque elas são úteis para que eles utilizem nas redações do ENEM”, declarou. “É um privilégio nosso […] mostrar que, de fato, a Assembleia é a Casa do Povo.”
Jhully dos Santos Bernardes, aluna do Colégio Estadual do Paraná, expressou sua gratidão pela oportunidade. “É uma honra poder estar aqui e é muito gratificante poder fazer parte dos debatedores”, disse ela. A estudante do segundo ano do ensino médio ainda destacou que a iniciativa a ajudará a se tornar um ser humano mais crítico e a se preparar melhor para a faculdade.
O Prof. Marlus Geronasso, um dos jurados, elogiou a iniciativa da Alep em abrir suas portas para este exercício democrático. “Trazer a garotada para cá, alunos da rede pública, com a possibilidade de debater temas que podem aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio […] é um compromisso”, comentou. O evento culminou com a classificação dos colégios Dom Orione e Cívico-Militar Jayme Canet para a disputa do primeiro lugar, e dos colégios Estadual do Paraná e Prof. Alcyone Moraes de Castro Vellozo para a disputa do terceiro lugar.
Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br