A Assembleia Legislativa abriu suas portas para a arte e a juventude de Araucária com a inauguração da exposição “Primeiros Olhares”, na última segunda-feira (6). A mostra, promovida pela Comissão de Cultura, apresenta 50 autorretratos em óleo sobre tela, resultado do trabalho dos jovens do Projeto Garoto Cidadão. A abertura foi marcada por apresentações musicais e a celebração do talento artístico.
O presidente da Comissão de Cultura, deputado Nelson Justus (União), enfatizou o papel da Assembleia na promoção da cultura e no incentivo aos jovens artistas. “A Assembleia tem o dever de promovê-los, mostrar e fazer com que todos participem de algo que modifica nossas vidas”, declarou o deputado, ressaltando a importância de valorizar a cultura como força transformadora da sociedade. A vice-presidente da Comissão, deputada Cloara Pinheiro (PSD), ecoou a importância de abrir o espaço legislativo para a arte, descrevendo o evento como um encontro emocionante entre gerações.
A exposição é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araucária e a Fundação CSN, que financia o Projeto Garoto Cidadão. Vinicius Sant’Ana, gerente-geral de Operações da Fundação CSN, expressou o orgulho da instituição em apoiar a iniciativa: “É uma honra estar presente na Assembleia Legislativa, a Casa do Povo… Divulgar o trabalho realizado pelo projeto é motivo de grande orgulho para nós”. O projeto oferece aos jovens uma jornada completa, abrangendo as áreas social, cultural, educacional e profissional.
Os autorretratos expostos refletem a visão dos jovens sobre si mesmos e sobre o mundo, resultado de um processo formativo abrangente. Helder Oliveira, gerente de Cultura e Articulação da Fundação CSN, ressaltou o poder da arte e da educação como ferramentas de transformação social. “Poder se despir para a sociedade através das tintas e das cores foi um ato importante para eles e também para nós, que acreditamos na arte-educação como um caminho de mudança”, afirmou Oliveira.
A coordenadora do projeto, Lisania Silva, celebrou a oportunidade de ocupar o espaço do Parlamento com a arte dos alunos. “Estar na Assembleia é uma alegria enorme… poder trazer as crianças e adolescentes para mostrar seus trabalhos aqui é um reconhecimento que nos deixa muito felizes”, disse Silva. A exposição “Primeiros Olhares” permanecerá em cartaz no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa até o dia 10 de outubro, com visitação das 9h às 18h.
Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br