A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou uma série de projetos de lei voltados à alienação e doação de imóveis para diversos municípios do estado. As iniciativas do Poder Executivo buscam fortalecer áreas cruciais como saúde, segurança, lazer e prestação de serviços municipais nas regiões contempladas. As proposições foram apreciadas nas duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (7), uma do dia e outra antecipada de quarta-feira (8). Com dispensa de redação final, as proposições estão aptas para sanção governamental.
Uma das cidades beneficiadas é Morretes, no Litoral do Estado, com a destinação de dois imóveis. O projeto de lei 769/2025 autoriza a doação de uma área de 500 m², que será utilizada para a implantação de serviços municipais, em especial para o funcionamento de um Centro Integrado de Educação, Cultura e Natureza, voltado ao desenvolvimento de atividades socioeducacionais, ambientais e de apoio territorial. Já o projeto de lei 770/2025 destina uma área de 2.900 m² para implantação de serviços municipais.
Em Manoel Ribas, o projeto de lei 771/2025 prevê a instalação de uma capela mortuária. Já em Jaboti, o projeto de lei 772/2025 também destina um imóvel para a construção de uma capela mortuária, além de uma sala de reuniões e espaços de lazer para a população local.
Em Santo Antônio da Platina, o projeto de lei 767/2025 prevê a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Porte III em uma área de 4.117 m².
O projeto de lei 768/2025 autoriza a doação de um imóvel ao município de Campo Largo para o funcionamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.
Também foi aprovada proposta assinada pelo Poder Executivo que trata da regularização de imóveis. O projeto de lei 715/2025 autoriza a alienação de imóvel denominado Lajeadinho ou Banhadinho, do Instituto Água e Terra (IAT), em Sapopema, para a promoção da regularização fundiária de terras devolutas de propriedade estadual aos seus ocupantes.
Poder Executivo
Foi aprovado o projeto de lei 782/2025, que modifica a Lei nº 19.252/2017, a qual trata da Política Estadual da Pessoa Idosa. A proposta busca adequar a nomenclatura de estruturas relacionadas à política dos direitos da pessoa idosa e ajustar a periodicidade da prestação de contas dos municípios ao princípio da anualidade e às normas federais e estaduais, assegurando maior eficiência e transparência na gestão pública.
O texto prevê ainda a criação de um Banco de Projetos no âmbito do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fedipi/PR), com o objetivo de incentivar e divulgar iniciativas de organizações da sociedade civil. A medida pretende ampliar a captação de recursos oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas, conforme previsto na Lei Federal nº 12.213/2010. Com dispensa de redação final, o texto segue para sanção.
Já o projeto de lei 773/2025 foi retirado de pauta. O texto altera a Lei nº 17.959/2014, que autoriza o Governo a instituir a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas).
Mais proposições
Duas iniciativas avançaram em primeiro turno durante a sessão antecipada. O projeto de lei 493/2023, do deputado Delegado Tito Barichello (União), institui a Rota Turística Moto Pioneira do Paraná, no trecho rodoviário entre os municípios de Ponta Grossa e Antonina. De acordo com o texto, a rota passa a integrar o Roteiro Turístico Oficial do Estado.
Já o projeto de lei 400/2025, dos deputados Evandro Araújo (PSD), Delegado Jacovós (PL) e Soldado Adriano José (PP), altera o artigo 1º, inciso XLII, item 1, da Lei nº 4.245/1960, redefinindo os limites entre Paiçandu e Maringá. A proposta adota marcos geográficos mais adequados, respeitando a conformação dos lotes e da malha urbana existente, garantindo maior segurança jurídica e uma gestão pública mais eficiente na região afetada pelo processo de conurbação.
Em turno único, foi aprovado o projeto de lei 70/2025, dos deputados Reichembach (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD), que reconhece a gincana dos produtores de Querência do Norte como a mais antiga gincana de agricultores do Paraná. A votação foi acompanhada pelo prefeito Alex Sandro Fernandes, representante do município.
Os deputados também aprovaram propostas que concedem o título de utilidade pública a instituições paranaenses: o projeto de lei 556/2025, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), reconhece o Instituto Guerreiros de Arte – Reabilitação, de Curitiba; e o projeto de lei 635/2025, do deputado Moacyr Fadel (PSD), concede o título à Associação Bandeirantense do Agronegócio Rural e Exposição (Abarex), de Bandeirantes.
Sanção
Diversas proposições tiveram a tramitação concluída em Plenário e seguem para sanção. O projeto de lei 383/2025 inclui no Calendário Oficial do Paraná a Oktoberfest de Francisco Beltrão, celebrada na segunda semana de outubro. Em 2025, o evento chega à sua terceira edição, com expectativa de público superior a 25 mil pessoas. A proposta é dos deputados Reichembach, Ney Leprevost (UB), Batatinha (MDB), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Fernando Guerra (UB), Jairo Tamura (PL), Mauro Moraes (UB), Gilberto Ribeiro (PL), Cristina Silvestri (PP) e Tito Barichello (UB).
O projeto de lei 558/2025, do deputado Batatinha, insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná (Fermop). Já o projeto de lei 641/2025, dos deputados Cobra Repórter (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Marcio Pacheco (PP), institui a Rota do Rosário nas regiões do Norte Pioneiro e Campos Gerais.
Em segundo turno e redação final, os deputados aprovaram o projeto de lei 27/2025, também de autoria de Alexandre Curi, que altera a Lei nº 18.419/2015 para incluir os pacientes transplantados no rol de pessoas equiparadas às com deficiência, garantindo a eles os mesmos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná.
De autoria da deputada Maria Victoria (PP), o projeto de lei 371/2024 avançou na forma do substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto cria a Rota Turística da Inovação no Paraná, integrando turismo, inovação e tecnologia para gerar novos negócios, renda e empregos em todas as regiões do Estado. A alteração da comissão amplia o alcance da Rota Turística da Inovação, de forma a abranger não apenas parques tecnológicos, mas também outros ambientes credenciados que fomentem a inovação.
O projeto de lei 156/2025, do deputado Anibelli Neto (MDB), concede a Curitiba o título de Capital do Turismo Ferroviário e institui o dia 5 de fevereiro como data da inauguração da Estrada de Ferro Paranaguá–Curitiba.
Também foi aprovado o projeto de lei 831/2025, que altera a Lei Orçamentária Anual (Lei nº 22.267/2024), ajustando o anexo referente às autorizações de despesa de pessoal e encargos sociais do Poder Executivo. A medida amplia em 150 o número de vagas para convocação de candidatos aprovados em concurso público do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), destinadas ao Instituto Água e Terra (IAT).
Também passaram projetos que concedem o título de utilidade pública: do deputado Alexandre Curi, para a Associação de Famílias Autistas de Pinhais (Afapi) (PL 785/2025) e para a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Quedas do Iguaçu (PL 818/2025); e do deputado Gugu Bueno (PSD), para a Associação Barbosense de Handebol e Esportes Educacionais, de Barbosa Ferraz (PL 582/2025).
O projeto de lei 270/2025, de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Marcelo Rangel (PSD), que torna obrigatória a divulgação do serviço oferecido pelo Cejusc Endividados, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), foi retirado de pauta. O texto altera a Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor do Paraná (Lei nº 22.130/2024).
Próxima sessão
A próxima sessão plenária ocorre na segunda-feira (13), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, no canal 10.2 (TV aberta) e no canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
De onde se origina a consciência?
Churrasco é interrompido com duas mortes
Suspeito de furto de celular apanha até morrer
Mato Rico tem concurso público PSS com salários de até R$ 6 mil
Mulas caem com maconha na Rodoferroviária de Curitiba
Sogro crava faca no peito do genro durante discussão
Sol se esconde novamente no Paraná e em Curitiba
Fenata tem tributo a Dercy e Paulo Betti repensando a vida
Fundo eleitoral vai ser de R$ 4,9 bilhões em 2026
Óbitos de Curitiba em seis de outubro de 2025
Horóscopo de sete de outubro de 2025
Horóscopo Chinês de sete de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Revista aposta em Guto Silva como candidato de Ratinho Junior ao governo
Presidente nacional do PP aposta em Ratinho Junior como nome da direita
Por que o PSD não vê Rafael Greca como agregador?
PSD encara desafio de montar chapa para eleger 20 cadeiras na Alep
Confraria de ex-vereadores articula nome ao governo
Justiça Eleitoral condena vereador por violência de gênero
Roberto Requião não quer largar o osso da política
Luciano Ducci está mais próximo dos Republicanos
Fonte:Blog do Tupan