A Prefeitura de Curitiba foi classificada com o nível “ótimo” na edição do Índice de Transparência e Governança Pública – Municipal (ITGP-M) 2025, da organização Transparência Internacional – Brasil, divulgado nesta terça-feira, sete de outubro, com 87,5 pontos de 100, Curitiba obteve a maior nota entre os municípios da região Sul avaliados e a terceira entre as capitais brasileiras analisadas, ficando atrás apenas de Vitória (ES) e do Rio de Janeiro (RJ).
A capital paranaense se destacou nas categorias Transparência Financeira e Orçamentária (96,9), Legal e Comunicação (95), Engajamento e Participação (92,3).
A pesquisa também avaliou o comportamento dos municípios em relação à Adaptação Climática. A capital conquistou a classificação “boa”, com 78,57 pontos. Nesta categoria, Curitiba ocupa o 1º lugar entre os municípios avaliados no Paraná.
Em 2024, Curitiba possuía a classificação “regular”, com a nota 48,3. O avanço para a nota “ótima” é fruto de um trabalho conjunto liderado pela Controladoria-Geral do Município (CGM), em articulação com a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) e participação das demais secretarias municipais.
“A transparência é um compromisso da nossa gestão e um dever nosso com a sociedade. Vamos trabalhar cada vez mais para aperfeiçoar esses mecanismos e aproximar o cidadão do poder público”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel (PSD).
“O resultado comprova o compromisso da Prefeitura de Curitiba com uma gestão ética, aberta e responsável. Desde o início do ano, temos trabalhado para tornar a transparência mais acessível e compreensível para todos”, disse o controlador-geral do Município, Bruno Pandini. “Agradeço ao prefeito Eduardo Pimentel pela confiança e pela autonomia concedida à CGM e parabenizo toda a equipe pelo empenho coletivo que tornou esse avanço possível”, completou.
Desde o início da atual gestão, a CGM promoveu reuniões e ações com foco técnico para aprimorar o Portal da Transparência e facilitar o acesso do cidadão às informações públicas, alguns dos fatores que resultaram no aumento da transparência na gestão municipal.
O levantamento analisou 329 prefeituras em 11 estados. São consideradas práticas de transparência, integridade, participação social, dados abertos e combate à corrupção.
O índice é uma ferramenta criada pela Transparência Internacional – Brasil, uma organização que atua na promoção da integridade e no combate à corrupção. O levantamento foi realizado por organizações locais da sociedade civil, com apoio técnico e metodológico da Transparência Internacional – Brasil.
Dos 329 municípios analisados no módulo geral, apenas 49 (14,9%), incluindo Curitiba, foram classificados como “ótimos”; 43 municípios (13,1%) foram tidos como “bons”; 93 (28,3%) considerados “regulares”; 126 (38,3%) ficaram com um nível de transparência considerado “ruim”; e 18 (5,5%) entraram na classificação “péssima”.
O ITGP classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas entre 0 e 100 pontos. Quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Operação contra o tráfico no Parolin termina com um morto
Homem é encontrado de cueca em fundo de vale
Saúde confirma casos de intoxicação de metanol em Curitiba
Ex-aluna é presa por ameaça a ex-professora
Amigos do além fazem limpa em casa em um condomínio fechado
Filho é preso por tráfico e pai passa mal ao ver filho algemado
Aprenda como fazer uma horta no quintal de casa
Transforme seus celulares antigos em câmeras de segurança
Comissão da Alep aprova lei que aprimora Código do Espectro Autista
Banda Mais Bonita da Cidade está chegando a maioridade
Horóscopo de oito de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em sete de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Enio Verri vem para a eleição, quem pode ser o sucessor em Itaipu?
Professor Lemos e Arilson Chiorato desistiram da Câmara Federal
Missão prepara ofensiva contra Cristina Graeml
Serginho do Posto tem concorrência à presidência da Câmara de Curitiba
Sergio Moro vai responder por calúnia contra Gilmar Mendes
Alep aprova doação de imóveis para saúde, segurança e lazer
Ratinho Junior repassa R$ 2 bi para asfalto
Curitiba sedia congresso do AMP com feira de negócios
Fonte:Blog do Tupan