Duplicação da PR-412 ficará pronta para o verão de 2026 ou de 2027

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná divulgou nesta quarta-feira (8) o resultado definitivo da licitação para a duplicação de 12,81 quilômetros da PR-412, trecho que liga a cidade de Guaratuba com à divisa com Santa Catarina, no Litoral do Estado. O Consórcio Construtor Litoral PR-412, composto pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda., Ellenco Construções Ltda. e Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda., foi confirmado como vencedor após análise de recurso apresentado por concorrentes. O valor final do contrato foi definido em R$ 254,5 milhões.

Com o resultado validado, o próximo passo será a homologação oficial no Diário Oficial do Estado, seguida pelos procedimentos administrativos que antecedem a assinatura do contrato. O empreendimento será realizado por meio da modalidade de contratação integrada, que inclui a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução das intervenções previstas.

O cronograma prevê prazo de 12 meses para conclusão dos estudos técnicos e 18 meses para a duplicação completa da rodovia. A obra faz parte do plano de melhoria da infraestrutura viária do Litoral, que também contempla intervenções em trechos estratégicos da PR-407 e PR-508 para otimizar o escoamento de cargas e reforçar a segurança no deslocamento entre o Paraná e Santa Catarina.

OBRAS – O trecho contemplado começa no km zero da PR-412, na divisa entre os estados, e segue até o km 12,81, na interseção em nível de acesso para o Balneário Coroados. A pista existente será alargada para 3,6 metros e os acostamentos para 2,5 metros, com a pista nova tendo as mesmas dimensões. Elas serão separadas por um canteiro central de 2,2 metros de largura.

No entroncamento com a PR-808, na altura do km 8, será readequada a interseção em nível e construído novo Posto da Polícia Rodoviária Estadual. A partir deste ponto também será implantada ciclovia, que segue até o perímetro urbano de Guaratuba.

A atual ponte sobre o Rio da Praia será demolida e substituída por uma galeria tripla de concreto de 2m x 2m, e a interseção no perímetro urbano dará lugar a um viaduto. O trecho também terá três novos retornos em nível, no km 3,4, km 5,72 e km 10,88.

O trecho também receberá novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança viária.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Operação contra o tráfico no Parolin termina com um morto

Homem é encontrado de cueca em fundo de vale

Saúde confirma casos de intoxicação de metanol em Curitiba

Ex-aluna é presa por ameaça a ex-professora

Amigos do além fazem limpa em casa em um condomínio fechado

Filho é preso por tráfico e pai passa mal ao ver filho algemado

Aprenda como fazer uma horta no quintal de casa

Transforme seus celulares antigos em câmeras de segurança

Comissão da Alep aprova lei que aprimora Código do Espectro Autista

Banda Mais Bonita da Cidade está chegando a maioridade

Horóscopo de oito de outubro de 2025

Óbitos de Curitiba em sete de outubro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:

Enio Verri vem para a eleição, quem pode ser o sucessor em Itaipu?

Professor Lemos e Arilson Chiorato desistiram da Câmara Federal

Missão prepara ofensiva contra Cristina Graeml

Serginho do Posto tem concorrência à presidência da Câmara de Curitiba

Sergio Moro vai responder por calúnia contra Gilmar Mendes

Alep aprova doação de imóveis para saúde, segurança e lazer

Ratinho Junior repassa R$ 2 bi para asfalto

Curitiba sedia congresso do AMP com feira de negócios

Fonte:Blog do Tupan

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *