O leilão do Lote 4 do programa de concessões rodoviárias do Paraná, realizado na B3 em São Paulo, sinaliza um futuro promissor para a infraestrutura e o desenvolvimento econômico do Noroeste do estado. O evento, acompanhado pelo deputado estadual Fabio Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da ALEP, marcou a vitória do Grupo EPR, que ofereceu um desconto de 21,30% sobre a tarifa básica de pedágio. Este projeto ambicioso prevê um investimento total de R$ 16 bilhões, com R$ 10,8 bilhões destinados diretamente para obras de melhoria e expansão da malha viária.
A concessão do Lote 4, que se estende por 627 quilômetros de rodovias, ligando Guaíra a Nova Londrina e cortando o Noroeste paranaense, uma região de grande importância estratégica e produtiva, é vista como um marco. O governador Carlos Massa Ratinho Junior enfatizou a magnitude do projeto, descrevendo-o como “o maior projeto de concessão rodoviária da América Latina, com 1.800 quilômetros de duplicações previstas”. Ele contrastou os investimentos planejados com os realizados nos 24 anos do contrato anterior, destacando o salto significativo para R$ 60 bilhões.
As obras previstas no Lote 4 incluem 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais e a construção de quatro contornos importantes, localizados nas cidades de Londrina (norte), Maringá (sul), Nova Londrina e Itaúna do Sul. O deputado Fabio Oliveira reafirmou o compromisso da Frente Parlamentar em monitorar de perto cada etapa do projeto. “A Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura vai continuar acompanhando de perto cada etapa, para garantir que o investimento anunciado se traduza em resultado real nas rodovias e em tarifas justas para os paranaenses”, declarou Oliveira.
O foco da fiscalização da Assembleia Legislativa é garantir a aplicação correta dos recursos, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o diálogo transparente com as comunidades locais e o setor produtivo. “Fiscalizar o pedágio é garantir o direito de quem paga”, ressaltou o deputado Oliveira, enfatizando a importância de transformar o pedágio em um motor de desenvolvimento e competitividade, em vez de um símbolo de escândalo.
José Carlos Cassaniga, diretor-presidente do Grupo EPR, expressou o compromisso da empresa com a eficiência e a segurança dos usuários. “Vamos inaugurar uma parceria de longo prazo com comunidade, sociedade e usuários, que vai permitir novo patamar nas conexões regionais e interestaduais e com o Paraguai, com foco em segurança nas viagens e eficiencia nos transportes”, afirmou Cassaniga. O Grupo EPR também detém a concessão dos Lotes 6 e 2, abrangendo importantes rodovias no Oeste, Sudoeste e na descida da Serra do Mar, consolidando sua presença no cenário rodoviário do Paraná.
Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br
