A concessão do Lote 4, que abrange importantes rodovias do Norte do Paraná, traz consigo duas conquistas significativas para a região: a inclusão do aguardado Contorno Leste de Londrina e um desconto de 21,3% nas tarifas básicas de pedágio. O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) enfatiza que esses avanços representam um marco para o desenvolvimento regional, atraindo investimentos e impulsionando a competitividade. A participação de quatro grupos no leilão demonstra a atratividade do projeto e o potencial econômico da área.
“Foi até agora o lote com o maior número de concorrentes, confirmando a relevância econômica regional. Agora precisamos acompanhar o cumprimento do contrato e a evolução das obras nas rodovias”, afirma o deputado Tercilio Turini, demonstrando preocupação com o efetivo cumprimento das promessas. O cronograma de construção do Contorno Leste prevê um longo caminho, com estudos técnicos a partir do segundo ano, projetos e licenciamento a partir do quarto, e a execução da obra apenas no sexto e sétimo anos da concessão.
A inclusão do Contorno Leste no edital, segundo Turini, foi resultado de uma forte mobilização política e da sociedade organizada. “A obrigação foi incluída no edital graças à mobilização de lideranças políticas e da sociedade organizada, garantindo um avanço na infraestrutura rodoviária da nossa região”, explica o deputado. O Consórcio Infraestrutura Paraná, vencedor do leilão, também se comprometeu com um aporte de R$ 358 milhões, recurso que, segundo Turini, serve como garantia para a realização das obras.
Apesar das conquistas, o deputado Turini demonstra preocupação com o Contorno Norte de Londrina, obra já paga pela população na concessão anterior, mas não realizada. “Esse já era para estar pronto; pagamos pela obra na concessão anterior com tarifas de pedágio exorbitantes, mas não tivemos o contorno. Agora a população vai pagar novamente e queremos que a construção comece o mais breve possível”, declara o deputado, ressaltando que a receita das tarifas será a única fonte de financiamento para todas as obras previstas nos seis lotes de concessão.
Para garantir transparência e fiscalização no uso dos recursos arrecadados, Tercilio Turini defende a implantação do Pedagiômetro, um mecanismo que permite o acompanhamento em tempo real do fluxo de veículos, da arrecadação das concessionárias e dos investimentos realizados. “A população tem o direito de saber quantos veículos passam nas praças de cobrança, os valores arrecadados pelas concessionárias e os investimentos em obras”, finaliza o parlamentar, reforçando a importância do controle social sobre as novas concessões.
Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br
