EUA Planejaram Operação Secreta para Capturar Maduro com Ajuda de Piloto, Revela Agência

Uma operação secreta dos Estados Unidos para capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro quase se concretizou, segundo revelações da agência Associated Press (AP). O plano envolvia um agente federal que tentou persuadir o piloto-chefe de Maduro a desviar o avião presidencial para um território onde o líder venezuelano pudesse ser preso pelas autoridades americanas.

As negociações tiveram início em abril de 2024, após um informante alertar a embaixada dos EUA na República Dominicana sobre a presença de dois aviões usados por Maduro em reparos no Aeroporto Executivo La Isabela, em Santo Domingo. Edwin Lopez, o agente federal envolvido, concluiu que persuadir o piloto seria uma abordagem mais rápida do que rastrear os aviões até o presidente venezuelano.

O alvo principal era Bitner Villegas, piloto pessoal de Maduro, coronel da Força Aérea Venezuelana e membro da guarda de honra presidencial. Lopez obteve autorização para se encontrar secretamente com Villegas e apresentou uma proposta tentadora: entregar Maduro em troca de uma fortuna, cidadania americana para ele e sua família, e o status de herói nacional.

Para concretizar o plano, Villegas deveria desviar o avião para destinos como Porto Rico, Guantánamo ou a República Dominicana. Inicialmente, o piloto demonstrou interesse na proposta, chegando a trocar mensagens com o agente americano por meses. “Ainda há tempo para ser o herói da Venezuela e estar do lado certo da história”, teria dito Lopez em uma das mensagens.

Em determinado momento, no entanto, Villegas interrompeu as negociações e bloqueou o contato do agente americano, pondo fim à ousada operação de captura. A AP reporta que, apesar do fracasso, o caso demonstra a extensão dos esforços dos EUA para derrubar o governo de Maduro.

Fonte: http://vistapatria.com.br

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *