O Google Cloud inaugurou, nesta quarta-feira (29), o Startup Hub em Curitiba, marcando mais um passo na expansão do programa lançado em 2024. A iniciativa visa capacitar startups em estágio inicial e desenvolvedores locais, fornecendo acesso a ferramentas e tecnologias de ponta baseadas na nuvem do Google.
Após o sucesso em São Paulo, com a participação de mais de mil startups em dez semanas, o programa foi expandido para Belo Horizonte e Recife antes de chegar à capital paranaense. A iniciativa demonstra o compromisso do Google Cloud em fortalecer o ecossistema de inovação em diversas regiões do Brasil, com previsão de chegada a Salvador em 2025.
Anderson Gaspar, Diretor de Negócios para o segmento Nativas Digitais e startups do Google Cloud, enfatiza a estratégia do Google Brasil em levar o Startup Hub para além das metrópoles iniciais. “O Paraná tem uma base de pequenos negócios ávida por crescimento e o nosso trabalho é ser o parceiro tecnológico desses empreendedores”, afirma Gaspar, destacando o potencial de acelerar o desenvolvimento dessas startups com as ferramentas de nuvem e inteligência artificial do Google.
A escolha de Curitiba como sede do evento reflete o reconhecimento da importância do ecossistema de inovação local. Segundo o Mapeamento das Startups Paranaenses, realizado pelo Sebrae/PR, o estado registrou um aumento de 19,17% no número de startups de tecnologia entre 2023 e 2024. Além disso, Curitiba foi reconhecida como a quinta cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2025.
Giuliana Domingues, gerente de Marketing do Google Cloud Brasil para Nativas Digitais, expressa o entusiasmo em fortalecer a conexão com o ecossistema local. “Queremos nos conectar ainda mais com os fundadores de startups e desenvolvedores locais”, afirma, ressaltando o objetivo de oferecer uma imersão nos temas mais relevantes de tecnologia e conectar os participantes com especialistas e com o vibrante ecossistema de inovação paranaense.
O Startup Hub Curitiba foca em temas como inteligência artificial e análise de dados, refletindo a crescente importância dessas tecnologias para a competitividade empresarial. Um estudo do Google Cloud com o Enterprise Strategy Group revelou que 79% das organizações no Brasil alcançaram ROI com pelo menos um caso de uso de IA, e 53% relataram aumentos anuais de receita entre 6% e 10% devido ao uso da IA.
A edição de Curitiba do Startup Hub oferece uma programação intensiva de palestras, capacitação técnica e oportunidades de networking com especialistas do Google Cloud. Os participantes também podem saber mais sobre o Google for Startups Cloud Program, que oferece a startups de IA elegíveis acesso a tecnologias, suporte técnico, mentorias e créditos na nuvem do Google de até US$ 350 mil.
Startups paranaenses já estão colhendo os frutos da inteligência artificial. A Juridico.AI, plataforma de IA jurídica que automatiza a elaboração de peças processuais e a análise de processos para advogados, é um exemplo de sucesso. Outro destaque é a Deepful, plataforma de simulações baseadas em role-plays com Inteligência Artificial, desenvolvida para o treinamento e aprimoramento de forças de vendas da indústria farmacêutica.
Fonte: http://massa.com.br
