Paraná pode ganhar Caminhada Outubro Rosa para conscientizar sobre a saúde da mulher

Um projeto de lei, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (SD), busca instituir a Caminhada Outubro Rosa no Paraná. A proposta, protocolada sob o número 869/2025, prevê a realização anual do evento no último sábado de outubro, em todo o estado, com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama e outras doenças que afetam a saúde feminina.

A iniciativa visa incentivar a população, em especial as mulheres, a adotar hábitos saudáveis e a realizar exames preventivos. A deputada Marli Paulino enfatiza a importância da detecção precoce do câncer de mama e outras enfermidades, ressaltando que “precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde da mulher”.

O texto do projeto de lei também prevê a participação ativa da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas na organização e mobilização social para a caminhada. A deputada, que também é atleta e praticante de corrida de rua, acredita que a atividade física é um fator crucial na prevenção do câncer de mama.

“A criação de uma data específica para a caminhada tem o propósito de reforçar que todas as mulheres, especialmente aquelas com idade entre 40 e 74 anos, devem realizar exames anualmente”, destaca Marli Paulino. Ela complementa que a iniciativa é “uma forma de lembrar a importância de olhar para si mesma, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente”.

Paulino tem um histórico de atuação em prol da saúde da mulher, incluindo a criação da Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama em Pinhais, quando era vereadora. Recentemente, ela participou da Caminhada Toque Pela Vida, em Pinhais, demonstrando seu apoio contínuo à causa.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *