A capital paranaense foi oficialmente incorporada ao Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp). A decisão foi ratificada em reunião, com a presença do chefe do executivo municipal, Eduardo Pimentel (PSD). A iniciativa consolida laços administrativos e de desenvolvimento econômico entre a região litorânea e a metropolitana.
A medida permite que agricultores e criadores dos municípios membros comercializem seus itens alimentares e de origem animal diretamente para estabelecimentos na cidade.
Esse acesso amplia a base de clientes potenciais para um universo que supera 3,9 milhões de habitantes, conforme dados do grupo. Pimentel afirmou que a ação beneficia a cadeia produtiva territorial e oferece mais opções de abastecimento à população.
Criado há duas décadas, o consórcio reúne prefeituras da Região Metropolitana e três cidades litorâneas — Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos — com o objetivo de desenvolver ações conjuntas nas áreas de saúde, assistência social, agricultura e infraestrutura.
A adesão da capital deve impulsionar projetos de logística, transporte de alimentos e fortalecimento da agricultura familiar, além de permitir a realização de compras públicas integradas, reduzindo custos e garantindo maior eficiência na execução de políticas regionais.
O Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná foi criado a partir de um trabalho desenvolvido há 20 anos pelos municípios da Região Metropolitana da Capital do Estado do Paraná e por três municípios do litoral paranaense (Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos). Nesse período se consolidou como instrumento de articulação na implementação de políticas públicas.
Além de garantir maior segurança jurídica às relações dos entes envolvidos, por meio do Comesp é possível realizar um planejamento regional para investimentos integrados, promover economia em escala com a diminuição de custos na aquisição de bens e serviços, promover ações de gestão dos serviços públicos municipais a serem implementados e realizar estudos, pesquisas ou projetos.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Castro terá concurso público com salários de até R$ 7,5 mil
Tenta matar a “ex” enquanto bebia cerveja
Jovem é encontrado morto em rodovia estadual
Namorado tenta acabar discussão na faca
Pastor leva três tiros ao tentar salvar a vida do filho executado
Londrina começa pensar no acesso à Série A
Curitiba terá a maior programação de Natal da história
Festa do Rocio começa domingo em Paranaguá
Saiba como fazer uma horta em casa e controlar pragas
Adolescente é baleado pelas costas por amigo
Como reconhecer uma pessoa se está tendo um AVC
Assembleia promove palestras sobre a Reforma Tributária
Horóscopo Chinês de 31 de outubro de 2025
Horóscopo de 31 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 30 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Líder do prefeito de Maringá derruba teste psicológico para diretores
Eduardo Pimentel pode trocar a cúpula do Setran
Republicanos sinaliza crescimento no Paraná
Federação União Progressista está indo para o vinagre
Para onde vai Tião Medeiros em 2026?
Leonardo Petreli Neto vai para o teste das urnas?
Cristina Graeml avança nas redes sociais
Fonte:Blog do Tupan
