A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se prepara para uma semana intensa, com debates cruciais sobre o orçamento de 2026, a interiorização das atividades parlamentares e a celebração de importantes marcos históricos e culturais. Além disso, a programação inclui a concessão de honrarias, discussões sobre segurança pública e a realização de sessões plenárias com pautas relevantes para o estado. Acompanhe os principais destaques desta semana decisiva para o futuro do Paraná.
O projeto “Alep nos Municípios” levará a 33ª Sessão Especial de Interiorização para Pato Branco, durante a Expopato 2025, na segunda-feira (10), às 18h. A iniciativa, que visa aproximar o Legislativo das demandas regionais, permitirá que os deputados estaduais conheçam de perto as necessidades e anseios da população local. “É fundamental que a Assembleia esteja presente nos municípios, ouvindo as demandas da população e buscando soluções em conjunto”, destaca um dos organizadores do evento.
Em Curitiba, a celebração dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão será um dos pontos altos da semana. A programação inclui a abertura da exposição “80 Anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a Cultura da Paz”, às 9h, e uma sessão solene às 18h30, homenageando 20 personalidades que fortaleceram os laços entre os dois países. Os eventos são organizados pelos deputados Maria Victoria (PP) e Jairo Tamura (PL).
A Conferência Nacional dos Policiais Penais, na terça-feira (11), abordará a valorização da carreira e a PEC da Segurança Pública. O evento, que marca a celebração do Dia do Policial Penal no Paraná, é organizado pelo deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo. Paralelamente, a audiência pública “O Paraná que Planejamos: Participação e Transparência na LOA 2026” buscará a participação popular na elaboração do orçamento estadual, com sugestões e manifestações sobre o tema.
Ainda na terça-feira (11), o boxeador Macaris do Livramento, campeão mundial em 1997, receberá o título de Cidadão Honorário do Paraná em cerimônia proposta pelo deputado Thiago Bührer (União). Nos dias 12 e 13, a Procuradoria da Mulher da Alep e a Escola do Legislativo promovem o Seminário de Capacitação às Procuradoras da Mulher do Estado do Paraná, com foco em políticas públicas e enfrentamento à violência.
O Dia Nacional da Umbanda será celebrado no dia 12, com uma homenagem à Federação Umbandista do Estado do Paraná (Fuep), em cerimônia proposta pelo deputado Gilberto Ribeiro (PL). Em Cascavel, os deputados Gugu Bueno (PSD) e Requião Filho (PT) promovem a audiência pública sobre a desespecialização de varas do interior. A semana também conta com a exposição “Poty retrata o Paraná”, no Salão Nobre.
Por fim, a Assembleia realizará duas sessões plenárias na terça-feira (11), apreciando projetos de lei complementares e ordinários. Entre os destaques, estão o projeto que altera a lei da Polícia Civil, o programa Paraná Conectado e a criação da Diretoria de Orçamento na Alep. Além disso, serão votadas propostas de doação e permuta de imóveis, além da concessão de títulos de utilidade pública a diversas associações. As sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia.
Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br
