O Paraná acaba de confirmar a maior safra de grãos de sua história, atingindo a marca de 46,8 milhões de toneladas no ciclo 2024/25. Os dados, divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), projetam um Valor Bruto de Produção (VBP) estimado em R$ 68 bilhões, um feito notável para o agronegócio paranaense.
A cultura do milho se destacou como a principal responsável por esse recorde, com uma colheita de 21 milhões de toneladas. Esse resultado expressivo é reflexo de uma combinação favorável de fatores, como condições climáticas ideais, expansão da área plantada e o bom desempenho geral das culturas.
“A combinação entre clima mais favorável, aumento de área plantada e bom desempenho das culturas elevou o potencial produtivo do Estado”, destacou o chefe do Deral, Marcelo Garrido, enfatizando a importância desses elementos para o sucesso da safra.
Além do milho, o trigo também apresentou resultados significativos, liderando as culturas de inverno com 816,6 mil hectares cultivados e 99% da safra colhida. As 470 mil toneladas contabilizadas representam o maior volume de trigo produzido no Paraná nos últimos dez anos.
As perspectivas para as próximas safras também são positivas. De acordo com o Deral, a primeira safra de milho 2025/26 já foi totalmente plantada, com 93% das lavouras consideradas em boas condições. A safra de soja, por sua vez, já teve 97% da área prevista plantada, com 92% das lavouras classificadas como boas, indicando um futuro promissor para o setor.
Fonte: http://ric.com.br
