Alep Celebra 70 Anos da Extensão Rural no Paraná e Homenageia Profissionais do IDR

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza, nesta quarta-feira (3), uma sessão solene em homenagem ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e aos 70 anos da extensão rural no estado. O evento, agendado para as 10h30 no Plenário, visa reconhecer e celebrar a contribuição fundamental desses profissionais para o desenvolvimento do setor agrícola paranaense. A iniciativa é de autoria dos deputados Professor Lemos (PT), Hussein Bakri (PSD) e Alexandre Curi (PSD).

A solenidade tem como objetivo destacar o papel crucial da Extensão Rural como política pública no progresso econômico, social e ambiental do Paraná. Segundo os autores da homenagem, “ao longo de sete décadas, seus profissionais têm assegurado assistência técnica, difusão de tecnologias, promoção da sustentabilidade produtiva, incremento da renda agrícola, segurança alimentar e fortalecimento das comunidades rurais em todas as regiões do Estado”.

A história da Extensão Rural no Paraná remonta a 20 de maio de 1956, com a implantação dos primeiros Escritórios Técnicos de Agricultura (ETAs). O objetivo era difundir tecnologias e novas práticas agrícolas, impulsionando o desenvolvimento do setor. Essa iniciativa pioneira inspirou-se no modelo de extensão rural implementado nos Estados Unidos na mesma época.

Ao longo de 70 anos, a Extensão Rural no Paraná adaptou-se às transformações e necessidades de cada período. Inicialmente, o foco era o aprimoramento do crédito rural e o incentivo ao cooperativismo. Nas décadas seguintes, a conservação de solos, o manejo integrado de pragas, a inclusão social e econômica de comunidades carentes, o desenvolvimento sustentável e a agroindustrialização ganharam destaque.

Diversas autoridades e representantes do setor estarão presentes na solenidade, incluindo diretores do IDR-Paraná, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A cerimônia contará ainda com a participação de parlamentares estaduais e municipais, representantes de outras pastas do governo do Paraná, entidades do setor, da prefeitura de Curitiba e do Sebrae, entre outros.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *