Um estudo inovador sobre a qualidade da água no reservatório de Itaipu, desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) da Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec, recebeu o segundo lugar no prestigiado prêmio Jovem Pesquisador durante o 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento, que reuniu especialistas de todo o país, ocorreu em Vitória, Espírito Santo, entre os dias 23 e 28 de novembro.
O estudo premiado, intitulado “Regime hidrológico local e regional influenciam os padrões espaço-temporais da qualidade da água no reservatório de Itaipu”, analisou dados de monitoramento da qualidade da água coletados ao longo de quatro décadas. O objetivo era investigar a influência de condições hidrológicas locais e regionais sobre as características da água no reservatório da usina.
De acordo com o engenheiro ambiental Daniel Bartiko, da Divisão de Reservatório da Itaipu e coautor do estudo, os resultados apontam que as bacias locais têm um impacto maior do que o próprio Rio Paraná no controle da qualidade da água nos braços do reservatório, principalmente após períodos de cheias. “Os aportes das bacias locais são mais importantes que aqueles provenientes do corpo principal do Rio Paraná para o controle a qualidade da água nos braços do reservatório”, afirma Bartiko.
A pesquisa, que contou com a colaboração de Felipe Martins Pineroli (UFSC), Diego Alberto Tavares (Itaipu Parquetec), Vinícius Bogo Portal Chagas (UFSC) e Pedro Luiz Borges Chaffe (UFSC), demonstra a importância do monitoramento contínuo e da análise de dados para a gestão sustentável dos recursos hídricos. O Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, é o principal fórum de discussão sobre temas relacionados à água no Brasil.
A Itaipu Binacional teve uma participação expressiva no simpósio, com 11 representantes das diretorias técnica e de coordenação das margens brasileira e paraguaia. Ao todo, foram apresentados sete trabalhos derivados diretamente das ações da Itaipu, incluindo apresentações orais e pôsteres, além de uma homenagem póstuma à bióloga Simone Frederigi Benassi, do Programa Itaipu Mais que Energia e Segurança Hídrica.
Fonte: http://ric.com.br
