A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) celebrou a excelência gastronômica do estado, homenageando mais de 20 estabelecimentos premiados na 2ª edição do Prêmio Destaque Abrasel. A solenidade, idealizada pelo deputado Ney Leprevost, reconheceu bares, cafeterias, confeitarias e restaurantes que se destacaram na culinária paranaense, fomentando o turismo gastronômico local.
Durante o evento, a Alep e a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná anunciaram um investimento conjunto de R$ 1 milhão para a criação de cursos de formação profissional na área gastronômica. O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, destacou que o recurso é fruto da economia do Legislativo, que devolverá R$ 620 milhões ao governo estadual em 2025.
O presidente da Abrasel no Paraná, Luis Fernando Menuci, expressou otimismo com o aporte, ressaltando que ele auxiliará a mitigar a carência de mão de obra qualificada no setor, intensificada após a pandemia. “É uma ótima notícia o recurso que a Assembleia Legislativa está mobilizando para qualificação”, afirmou Menuci.
A iniciativa, segundo o deputado Leprevost, surgiu durante a própria premiação da Abrasel. “O presidente Alexandre Curi, a nosso pedido, intercedeu junto à Secretaria do Trabalho do Governo do Paraná e se comprometeram a investir na qualificação de cozinheiras, em cursos para garçons, para o pessoal que trabalha nos bares e nos restaurantes”, explicou o parlamentar.
A previsão é que os cursos sejam definidos e ofertados já no primeiro trimestre de 2026, abrangendo cidades como Maringá, Londrina, Guarapuava e municípios do litoral. Conforme Luciano Ferreira Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel, a iniciativa visa identificar e capacitar talentos, gerando emprego e renda para jovens paranaenses.
Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br
