PUBLICIDADE

BANNER SUPERIOR SITE

Paraná registra calor, frio extremo e tornados em 2025

O ano de 2025 registrou dados meteorológicos históricos no Paraná, com quatro tornados classificados pelo Simepar, temperaturas recordes e um volume anual de ...[ Leia completo ]

O ano de 2025 registrou dados meteorológicos históricos no Paraná, com quatro tornados classificados pelo Simepar, temperaturas recordes e um volume anual de chuvas, em geral, próximo da média histórica. O volume anual de chuva ficou acima da média em 23 estações, com destaque para Pinhão, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu, que registraram cerca de 400 mm a mais que a média histórica.

Outras 20 estações tiveram chuvas abaixo da média, sendo Pinhão, Ponta Grossa e Guaraqueçaba as mais discrepantes, e algumas regiões enfrentaram períodos de seca, principalmente no Litoral, Campos Gerais e faixa norte do Estado.

O verão não foi mais quente que o de 2023/2024, embora fevereiro tenha registrado altas históricas em 23 cidades. No outono, as chuvas ficaram abaixo da média, especialmente no Oeste e Sudoeste, enquanto a temperatura foi mais fria que a do ano anterior, com Capanema registrando 42,5 °C em abril, a máxima mais alta desde 2017.

No inverno, as temperaturas ficaram dentro ou abaixo da média, com destaque para 59 registros negativos em 26 cidades; General Carneiro teve -7,8 °C em 25 de junho, a mínima do ano, e o Simepar emitiu 28 alertas de geada entre maio e agosto, acompanhados de fortes incursões de massas polares, geadas amplas e chuvas irregulares.

Leia mais

PUBLICIDADE

Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Rolar para cima