A partir de segunda-feira, 5 de janeiro de 2026, pais e responsáveis que não solicitaram vaga na rede pública estadual do Paraná podem registrar seus filhos diretamente nas escolas.
O cronograma da Seed-PR restringe essa etapa ao ensino regular. Os cursos de educação profissional iniciarão em 7 de janeiro, também por atendimento presencial nas unidades escolares,
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, afirmou que efetivar a matrícula garante que todos os estudantes tenham acesso à rede pública, assegurando que nenhum aluno fique fora da escola e que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos.
Para matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou documento oficial com foto, RG para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, EJA ou maiores de 16 anos, CPF para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017, comprovante de vacinação para menores de 18 anos, histórico escolar ou comprovante de escolaridade, laudo médico e documento de tutela/guarda quando aplicável.



