O feijão é alimento básico no Brasil. O Paraná possui clima favorável e estrutura agrícola desenvolvida, permitindo produção de alta qualidade e produtividade.
Em 2025, o estado confirmou a condição de maior produtor, com cerca de 25% do total nacional, e registrou quase 865 toneladas nas duas safras, 338 mil na primeira e 526,6 mil na segunda.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, afirmou que esses números refletem um modelo de produção consolidado. O Paraná é o estado mais sustentável do Brasil e o que mais produz por metro quadrado no mundo, resultado de investimento contínuo em tecnologia, pesquisa e gestão eficiente, o que aumenta a renda do produtor rural.
Os dados do SIGEF/MAPA mostram que nas safras 2024/25 e 2025/25 foram implantados 17.822 hectares de sementes do grupo carioca e 14.337 hectares do grupo preto, sendo que as cultivares desenvolvidas no Paraná representam 38,8% desse total. O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, afirma que essa participação reafirma a posição do estado como principal instituição de melhoramento genético de feijão do Brasil, reconhecida nacionalmente.



