Festa da Padroeira da Diocese de Guarapuava incluirá a Festa dos Santos Esposos, também chamada Festa dos Esponsais de Maria Santíssima com São José.
No Brasil, várias ordens religiosas celebram no dia 23 de janeiro, mas em Guarapuava será no dia 22 de janeiro, por causa do Círio de Nossa Senhora de Belém no dia seguinte.
Padre Jean Patrik, cura da Catedral Nossa Senhora de Belém, explicou que a festa tem significado teológico e pastoral, recordando o matrimônio de São José e Maria, que estava prometida e engravidou por ação do Espírito Santo, seguida dos procedimentos do casamento judaico. Ele destacou que a celebração vai além da recordação histórica, lembrando a instituição da família, o matrimônio e a importância do sacramento.
Durante a Missa dos Esponsais haverá momentos especiais para casais, com oração e bênção das famílias, renovação dos votos matrimoniais, especialmente para casais que celebram bodas de 25, 50 ou 60 anos, e para novos casais. Também haverá exposição de quadro pintado pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, e convite a todos os grupos pastorais que investem na família.



