O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, nesta segunda-feira (29), sua intenção de levar a primeira-dama, Janja, a um possível encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em tom de brincadeira.
Lula afirmou que costuma dizer a Janja que ela já recebeu diversos prêmios da UNESCO como a mulher mais bem casada do planeta. “Eu brinco muito com a Janjinha dizendo para ela que a Unesco já me deu uns dez prêmios para ela de mulher mais bem casada do planeta Terra”, disse Lula. “E quando eu for conversar com Trump, eu vou levá-la. Eu quero ele veja.”
O encontro entre os dois líderes ainda não tem data definida, mas já foi tema de conversas anteriores. Na Assembleia Geral da ONU, Lula e Trump tiveram um breve contato, e o americano chegou a convidar o presidente brasileiro para uma reunião oficial na Casa Branca, convite inicialmente declinado por Lula.
A pauta de discussões entre Lula e Trump deve incluir temas como as tarifas aplicadas pelos EUA a produtos brasileiros. Embora o Itamaraty tenha cogitado um diálogo remoto, Lula manifestou preferência por um encontro pessoal com o ex-presidente americano.
Durante o evento, Lula sancionou uma lei que estende a licença-maternidade em até 120 dias após a alta da mãe e do recém-nascido. O presidente também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de Janja e homenagear sua falecida esposa, Marisa Letícia, ressaltando a importância de ambas em sua trajetória política e pessoal.
Fonte: http://revistaoeste.com