PUBLICIDADE

BANNER SUPERIOR SITE

Imersão técnica na Santa Maria alinha novo curso de Celulose e Papel ao setor industrial em Guarapuava

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu mais um passo estratégico na consolidação do novo curso de Tecnologia em Celulose e Papel. Na ...[ Leia completo ]


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu mais um passo estratégico na consolidação do novo curso de Tecnologia em Celulose e Papel. Na última quarta-feira (11 de fevereiro de 2026), docentes da instituição participaram de um workshop técnico na empresa Santa Maria, com foco na preparação pedagógica e no alinhamento do curso às demandas reais do setor industrial em Guarapuava.

O evento, realizado ao longo do dia, foi direcionado aos professores envolvidos na implantação do curso. Também estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento (Proplan) da Unicentro, Maurício João Atamanczuk, além de gestores e responsáveis pelos principais setores da indústria.

Segundo a chefe do Departamento de Química, professora Daiane Finger, ao qual o novo curso está vinculado, a proposta foi proporcionar uma vivência aprofundada em todas as etapas da cadeia produtiva. “Fizemos uma imersão no meio industrial, desde a matéria-prima, preparo de massa e máquinas, passando pelo laboratório de controle de qualidade, o setor de utilidades — que envolve caldeira, estação de tratamento de efluente e estação de tratamento de água — finalizando no setor de pesquisa e desenvolvimento e no coater, que é uma máquina nova que faz papéis especiais”, detalha.

O coordenador do curso na universidade, professor Marcos Roberto da Rosa, reforça que a experiência prática foi fundamental para aproximar ainda mais o conteúdo acadêmico da realidade industrial. “Os professores tiveram a oportunidade de vivenciar um ambiente industrial onde os futuros egressos irão atuar. Desta forma, o professor poderá aplicar em sua disciplina algo que realmente o formado irá enfrentar no seu dia a dia”, afirma.

Para o coordenador, esse tipo de iniciativa deveria se tornar referência. “Essa capacitação aos professores não é comum, mas deveria ser um exemplo a ser seguido, pois muitas vezes trabalhamos um curso que está desatualizado com o atual mercado de trabalho. Como consequência, o aluno conclui o curso e encontra uma realidade completamente diferente do que ele aprendeu na academia”, avalia. “Dessa forma, esse workshop foi um pequeno encontro, mas um grande passo para atingirmos a excelência”.

A iniciativa também foi destacada pela empresa parceira. Para Alexandre Esper, Head de Gente & Gestão na Santa Maria, a criação do curso representa um avanço estratégico para a região. “Temos várias empresas ligadas ao segmento que serão beneficiadas com uma formação diferenciada, feita em uma instituição de ensino de reconhecida competência. A sociedade, as empresas e a própria economia só têm a ganhar com o curso”, destaca o executivo.

Sobre a visita dos docentes, Alexandre ressalta o caráter colaborativo da experiência. “Foi uma experiência muito gratificante. Para os professores, foi uma oportunidade concreta de ver todo o conteúdo que será ministrado em sala de aula acontecendo na prática. Para nós, da Santa Maria, tê-los dentro da planta significa a possibilidade de aprender, falar sobre melhorias e abrir oportunidades de novas parcerias. Ou seja, é uma verdadeira relação ganha-ganha”.

A parceria firmada entre a Unicentro e a Santa Maria vai além da capacitação docente. O acordo ainda prevê oportunidades de estágio para os acadêmicos, realização de visitas técnicas e desenvolvimento de aulas práticas diretamente nas instalações da empresa.

(Por Poliana Kovalyk)




Fonte:G+ Guarapuava

Leia mais

PUBLICIDADE

Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Rolar para cima