A assembleia de fundação do Sindicato de Escritores do Brasil (Sinebras) foi realizada em Curitiba, na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), com a presença de autores de 15 estados, além do Paraná, e representantes de Estados Unidos e Paraguai. O encontro elegeu como presidente o escritor Jorge Bernardi, autor de mais de 20 títulos, incluindo literatura, histórias em quadrinhos e produções acadêmicas.
O primeiro desafio da nova entidade será decidir sobre a realização do Congresso Mundial de Escritores, organizado pela World Organization Writer (WOW), em 2026.
Jorge Bernardi recebeu carta da presidente da organização, a russa Margarita AI, propondo que o Brasil seja sede do próximo encontro, que reúne representantes de mais de 100 países.
O diretor do sindicato, Paulo Bracarense, participou da edição anterior do congresso, realizada em Moscou, e defendeu a candidatura brasileira para sediar o evento.
Outro objetivo prioritário será a elaboração de um projeto de lei para criar um sistema nacional de arrecadação de direitos autorais em favor dos escritores, que deve ser encaminhado ao Congresso sob o nome de Lei Dalton Trevisan.
Segundo Bernardi, a iniciativa busca corrigir distorções no setor editorial, já que o trabalho do autor é fundamental, mas frequentemente recebe a menor fatia da cadeia produtiva do livro, chegando, em alguns casos, a arcar com custos para a própria publicação.
A Diretoria Executiva do Sinebras, além de Jorge Bernardi, tem como vice-presidente o escritor Teo Lima; secretária geral a escritora Petra Schindler; Diretor Financeiro, o escritor Antonio Telles, e Diretor de Relações Institucionais e Internacionais, o escritor Alexandre Pagliarini.
Compõe o Conselho Literário do Sinebras, o escritor João Darcy Ruggeri, de 101 anos, a atriz Ítala Nandi, do Rio de Janeiro, a poeta Anita Zippin, da Academia de Letras José de Alencar, o presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Ferracini de Azevedo, da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras, Paulo Tupan, de Rondônia. Ainda o acadêmico Hélio Puglielli, Rafael de Lalá e API, Célio Martins, Associação Paranaense de Imprensa, o Carlos Alberto Tinoco, o poeta e ex desembargador Joatan Carvalho, os escritores Walter Schimidt, Pedro Ribeiro, Rudi Bodanese, Luiz Augusto Juk, Marcos Batista, Fernando Tupan, Ulisses Iarochinski, Maggiar Casanova, Gilmar Cardoso. Marcelo Fedeger, Anginho Brazil, Hélio de Moraes e Marques, Valdir Cruz entre outros escritores.
Ainda é possível se tornar sócio fundador preenchendo o formulário a seguir, antes do SINEBRAS ser registrado através deste link.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Coritiba pode dar um passo gigante à Série A
Comemorações do Dia das Crianças começam neste sábado em Curitiba
Futebol brasileiro irá parar para torneios Fifa
Série D de 2026 terá quatro times paranaenses
Levou marteladas, tomou gasolina e parou no hospital
Como pegar no sono depois de acordar no meio da noite
Criminosos levavam 23 quilos de droga em fundo falso
UEM tem concurso público com salário de até R$ 7,6 mil
Equipes de ponta do futebol brasileiro jogarão menos jogos a partir de 2026
Show de 50 anos da Blindagem será mostrado na TV Paraná Turismo
Foi dar uma volta de bike e levou chumbo
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Assembleia Itinerante mostra como a Alep interage com a população
Prefeitos do União Brasil de malas prontas
Ricardo Arruda se diz perseguido pela esquerda
Alexandre Curi se reúne com prefeitos da Amunop
Paulo Martins vê 2026 como um divisor de águas
Rosane Ferreira pode despendurar as chuteiras
Artagão Junior mostra força na Assembleia Itinerante de Guarapuava
Audiência Pública da licitação do transporte teve contestação
Fonte:Blog do Tupan