Um marco histórico para a equinocultura brasileira: pela primeira vez, as duas maiores associações de criadores de equinos do país são lideradas por mulheres. Cristiana Gutierrez na Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e Monica Ribeiro Castro Cunha na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) representam uma nova era para o setor.
A ascensão de Cristiana Gutierrez e Monica Ribeiro Castro Cunha sinaliza uma transformação na gestão e nas perspectivas dentro da equinocultura nacional. Ambas trazem consigo visões inovadoras e um compromisso com o fortalecimento do papel feminino no agronegócio, buscando promover maior inclusão e diversidade em um setor tradicionalmente dominado por homens.
A liderança feminina nas associações, segundo especialistas, pode impulsionar novas abordagens em áreas como bem-estar animal, sustentabilidade e tecnologia. “É um momento importante para o setor, que demonstra abertura para novas ideias e perspectivas”, afirma um membro da ABQM, que preferiu não se identificar.
Com a gestão de Cristiana Gutierrez e Monica Ribeiro Castro Cunha, a expectativa é de que a equinocultura brasileira continue a se desenvolver, incorporando práticas mais modernas e inclusivas. A nova liderança injeta um frescor importante ao setor, ao mesmo tempo que busca manter a tradição e a excelência que consagraram os cavalos Mangalarga Marchador e Quarto de Milha.
Fonte: http://www.comprerural.com