A vida não estará fácil para a esquerda na eleição de quatro de outubro de 2026, com as eleições de Aberlardo de la Espriella na Colômbia e a de Keiko Fujimori no Peru, a América Latina que tinha a maioria de presidentes de esquerda perdeu espaço e isso pode ser uma indicação que tudo pode mudar na próxima eleição no Brasil.
No início da década Lula venceu no Brasil, Luiz Arce na Bolívia (2020), Gabriel Boric no Chile (2021), Gustavo Petro na Colômbia (2022) iniciando o período de hegemonia da esquerda.
Com os resultados das urnas a América Latina passa a ter cinco presidentes de esquerda e sete de direita e a tendência no Brasil é de que a direita volte ao poder devido a crise econômica provocada pelas políticas erradas da esquerda e as denúncias de corrupção no governo petista.
No Chile, o ultradireitista José Antonio Kast tirou do poder Gabriel Boric; na Colombia, o esquerdista Gustavo Petro perdeu para o direitista Abelardo de la Espriella; na Bolívia, o aliado de Lula, Luis Arce Catacora, deu lugar a Rodrigo Paz, outro integrante da direita e na Argentina Javier Milei assumiu no lugar de Alberto Fernández.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
Foragido da Justiça morre em confronto com a PM no Norte do Paraná
Carro estacionado é atingido por cerca de 15 tiros
A melhor maneira de dormir durante um voo longo
Thruster com halteres é uma alternativa eficiente para maiores de 40 anos
Concurso Público em Japurá tem salário de R$ 26,7 mil; veja os cargos
Milho, paçoca e pinhão: por que a Festa Junina pode ser um desafio para quem tem prótese dentária
Governo desembolsa mais de meio bilhão para infraestrutura de 11 municípios
Como a fibra ótica mudou a tecnologia moderna
Usinas solares estão alterando comportamento de morcegos
Horóscopo Chinês de 23 de junho de 2026
Horóscopo de 23 de junho de 2026
Óbitos de Curitiba em 22 de junho de 2026
Ratinho Junior vai ficar 15 dias fora do Brasil
Filiados do Progressistas poderão escolher candidato ao governo
Wilson Soller mostra que decisão de ir para o MDB foi certa
Renato Adur pode entrar na disputa eleitoral de 2026
Vereador do PP quer Rafael Greca governador
Radar mostra Sandro Alex na liderança da disputa pelo governo em Ponta Grossa
Saída de Cleber da Mata pode desestabilizar campanha de Sandro Alex
Fonte:Blog do Tupan







