A Comissão de Finanças e Tributação da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), presidida por Marcio Pacheco (PP), analisou e aprovou duas propostas do Poder Executivo, um delas criando o Programa Regulariza Paraná, voltado à renegociação de créditos tributários do ICMS e de créditos não tributários originados pelo Instituto Água e Terra (IAT).

De acordo com o Governo, a proposta busca oferecer condições facilitadas para que os contribuintes regularizem suas dívidas, com descontos expressivos em multas e juros. Poderão ser incluídos no programa créditos referentes a fatos geradores ocorridos até 28 de fevereiro de 2025, estejam eles ou não inscritos em dívida ativa, já ajuizados ou mesmo objeto de parcelamentos anteriores.

Entre as condições de pagamento, o projeto propõe: parcela única com redução de 95% das multas e 60% dos juros; 12 parcelas com redução de 80% das multas e 50% dos juros; ou 24 parcelas com redução de 70% das multas e 40% dos juros.

Para os créditos não tributários do IAT, inscritos em dívida ativa até 31 de março de 2025, os descontos previstos são: parcela única com redução de 60% dos encargos moratórios; 24 parcelas com redução de 50% dos encargos; ou 60 parcelas com redução de 40% dos encargos.

O projeto também estabelece que a adesão ao programa depende do pagamento da primeira parcela e, nos casos de dívidas já judicializadas, exige a comprovação da desistência de ações ou recursos relacionados.

Segundo o Governo, a iniciativa pretende estimular a regularização fiscal, garantir maior arrecadação ao Estado e permitir que empresas e cidadãos quitem seus débitos em condições mais vantajosas.

Modernização da Funeas

Já a segunda proposta altera a Lei nº 17.959/2014 e autoriza o Governo a instituir a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas). A proposta visa promover uma modernização institucional na fundação, fortalecendo sua estrutura de governança e capacidade de gestão, além de atualizar a legislação relacionada ao regime jurídico de pessoal e às contratações.

O objetivo, explica o Governo, é trazer maior eficiência na execução de suas competências legais voltadas a ações e serviços de saúde, desenvolvimento de medicamentos e insumos, entre outras atividades. Entre as mudanças, o texto prevê a reestruturação da diretoria-executiva da entidade, com a criação das diretorias de Infraestrutura e de Gestão de Suprimentos, além de ajustes em mecanismos internos relacionados a despesas operacionais e administrativas.

A proposta recebeu voto contrário do deputado Arilson Chiorato (PT). Participaram da reunião os deputados Gilson de Souza (PL), Arilson Chiorato (PT), a secretária Marcia Huçulak (PSD) e Adão Litro (PSD).

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Operação contra o tráfico no Parolin termina com um morto

Homem é encontrado de cueca em fundo de vale

Saúde confirma casos de intoxicação de metanol em Curitiba

Ex-aluna é presa por ameaça a ex-professora

Amigos do além fazem limpa em casa em um condomínio fechado

Filho é preso por tráfico e pai passa mal ao ver filho algemado

Aprenda como fazer uma horta no quintal de casa

Transforme seus celulares antigos em câmeras de segurança

Comissão da Alep aprova lei que aprimora Código do Espectro Autista

Banda Mais Bonita da Cidade está chegando a maioridade

Horóscopo de oito de outubro de 2025

Óbitos de Curitiba em sete de outubro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:

Enio Verri vem para a eleição, quem pode ser o sucessor em Itaipu?

Professor Lemos e Arilson Chiorato desistiram da Câmara Federal

Missão prepara ofensiva contra Cristina Graeml

Serginho do Posto tem concorrência à presidência da Câmara de Curitiba

Sergio Moro vai responder por calúnia contra Gilmar Mendes

Alep aprova doação de imóveis para saúde, segurança e lazer

Ratinho Junior repassa R$ 2 bi para asfalto

Curitiba sedia congresso do AMP com feira de negócios

Fonte:Blog do Tupan

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *