Escola modelo cívico-militar pode chegar aos colégios de tempo integral

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) enviou nesta segunda-feira (20) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que permite a inclusão de colégios de educação em tempo integral e instituições de ensino profissional no programa de colégios cívico-militares. A proposta altera a legislação vigente e amplia o leque de modelos educacionais disponíveis para implementação a partir do ano letivo de 2026.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria da Educação (Seed) e combina gestão civil com atuação de militares da reserva na administração e no apoio à rotina escolar. O formato começou a ser aplicado no Paraná em 2020, inicialmente em unidades com necessidade de melhoria nos indicadores educacionais, e vem apresentando evolução no desempenho acadêmico, segundo dados do governo estadual.

Atualmente, 312 escolas integram a rede cívico-militar paranaense, atendendo aproximadamente 190 mil alunos. O Paraná mantém o maior número de unidades nessa modalidade no país, mesmo após a União ter encerrado o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). As adesões foram definidas por meio de consultas públicas realizadas com a participação de pais, estudantes e profissionais da educação.

Com a ampliação proposta, a expectativa do governo é permitir que novos segmentos da rede pública possam optar pelo modelo, conforme interesse das comunidades escolares e avaliação dos resultados já obtidos.

A nova regulamentação prevê que, para receber um colégio cívico-militar, o município precisa ter pelo menos duas instituições públicas estaduais. O texto também mantém o veto a escolas noturnas, CEEBJAs (Educação de Jovens e Adultos), instituições indígenas, quilombolas, conveniadas com APAE, itinerantes, de assentamentos ou com dualidade administrativa.

As últimas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2023, comprovam o sucesso da metodologia cívico-militar. As unidades de ensino deste modelo obtiveram índices de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e de 4,75 no ensino médio, superando a média estadual. Que foi de 5,3 no ensino fundamental II e de 4,63 no ensino médio.

No comparativo com o Ideb de 2021, quando ainda funcionavam no modelo tradicional, 64% dos colégios cívico-militares elevaram a sua nota Ideb.

Outro destaque é a participação dos estudantes no programa Ganhando o Mundo. Dos 2 mil jovens selecionados para intercâmbio em 2025, 417 estão matriculados em colégios cívico-militares, o equivalente a 20,6% do total.

A oferta de ensino em tempo integral cresceu muito no Paraná nos últimos anos. Em 2019, apenas 73 escolas estaduais adotavam esse modelo. Em 2025, já são 412 instituições, distribuídas em 228 municípios, atendendo mais de 80 mil estudantes. A modalidade garante uma jornada ampliada de 9 horas diárias, com cinco refeições, atividades pedagógicas diferenciadas e formação completa para os alunos, incluindo esportes, cultura, tecnologia e projeto de vida.

O crescimento foi consolidado em 2023 com o Programa Paraná Integral. A mudança assegura a continuidade da expansão da educação integral e confirma o modelo como uma das prioridades da política educacional paranaense.

Um exemplo dessa evolução é que, nas escolas de ensino médio em tempo integral, o Paraná registrou um crescimento de 18% na nota média do Ideb, o maior crescimento do Brasil entre 2021 e 2023. No ensino fundamental II, 65,6% das unidades que funcionam no modelo integral aumentaram as notas no Ideb entre 2021 e 2023. A melhoria ficou quase 12 pontos percentuais acima das demais escolas paranaenses, cuja proporção ocorreu 53,9%.

O ensino profissionalizante, que também poderá integrar o modelo cívico-militar, tem registrado crescimento expressivo no Paraná. Nos últimos quatro anos, o número de novos alunos aumentou quase 350%, passando de 11.200 ingressantes em 2021 para 27.800 em 2022, 31.800 em 2023 e 42.800 em 2024, até alcançar o recorde de 50.200 estudantes no ano letivo de 2025.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Democracia Cristã quer se tornar grande no Paraná

Flavia Francischini quer o MST longe das terras brasileiras

Podemos do Paraná se prepara para receber nova direção

Carlão é novo presidente do Solidariedade de Maringá

TJ-PR define presidente do TRE-PR responsável pela eleição de 2026

Paredão de vereadora do Psol de Curitiba está no fim

Rafael Greca tem pique, mas não tem saúde para aguentar a corrida eleitoral?

Gestão Pública, Educação e agronegócio marcam a agenda da Alep

RCC News, às 7h, jornalismo independente

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:

Athletico mesmo com um a mais mereceu empate com o Coritiba

Operário começa arrasador e quase a casa cai

Verê, Araucária, City London e Prudentópolis largam na frente na Terceirona

Batel larga na frente do Rio Branco

Cianorte vence o Foz e encaminha vaga à semifinal

Traficante morre nos braços da filha

Homem é encontrado em uma poça de sangue

Como acabar com o bullying estrutural

Hábitos financeiros que millenials deveriam copiar dos boomers

Horóscopo de 20 de outubro de 2025

Óbitos de Curitiba em 19 de outubro de 2025

Fonte:Blog do Tupan

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *