Um incêndio de grandes proporções devastou os barracões de escolas de samba na Zona Portuária do Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira (22), lançando uma sombra de incerteza sobre os preparativos para o Carnaval de 2026. As chamas, que consumiram completamente o espaço de pelo menos duas agremiações, mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros em um esforço para conter o avanço do fogo.
O incidente atingiu em cheio a Unidos do Jacarezinho, que planejava seu retorno triunfal à Marquês de Sapucaí após 12 anos. Em nota oficial, a escola lamentou a perda total de alegorias, adereços e fantasias que estavam sendo confeccionados para o próximo carnaval. “O local ficou totalmente destruído, não restando qualquer material intacto para os preparativos”, declarou o presidente da agremiação, Mattheus Gonçalves.
Além da Unidos do Jacarezinho, os barracões da Acadêmicos de Vigário Geral também foram severamente danificados. Felizmente, os espaços da Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Porto da Pedra sofreram apenas danos parciais ou foram poupados, respectivamente. O Corpo de Bombeiros, com o apoio de mais de 40 militares de seis quartéis, conseguiu controlar o incêndio após intensas horas de trabalho.
Testemunhas relataram ter ouvido explosões durante o incidente, o que levanta questões sobre a segurança dos materiais armazenados nos barracões. A Defesa Civil já iniciou uma perícia no local para determinar as causas do incêndio e avaliar a extensão dos danos. A comunidade do samba se une em solidariedade às escolas afetadas, buscando formas de apoiar a reconstrução e garantir a realização do sonho do Carnaval.
A Unidos do Jacarezinho expressou gratidão pelo apoio recebido de outras agremiações e dirigentes da Liga RJ. “A agremiação agradece ao apoio e solidariedade recebidos de todas as agremiações co-irmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido”, diz a nota da escola. O futuro do Carnaval 2026 permanece incerto, mas a determinação e a união da comunidade do samba são a esperança para superar este momento difícil.
Fonte: http://ric.com.br