A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil esteve, na manhã do dia 1º de novembro de 2025, em Laranjeiras do Sul, no Assentamento 08 de Junho.

Como já era de se esperar, apesar da presença de uma ministra do governo federal, nenhuma emenda ou recurso para a região foi consolidado durante o evento.

Ficou claro que a presença da ministra não foi um ato de governo, e sim um evento político — uma reunião com militantes.

Infelizmente, trata-se de uma militância paga com dinheiro público. Afinal de contas, quem arca com essas diárias e viagens?

A respeito do Decreto nº 12.686/2025, de autoria do governo federal — que pode representar o fim de todas as APAEs e instituições similares —, pouco ou nada foi dito, a não ser alguns pífios “panos quentes” diante desse verdadeiro atentado contra a educação especial brasileira, deixando clara a conivência com esse ataque às APAEs.

Se não for derrubado o mencionado Decreto nº 12.686/2025, a partir de janeiro de 2026 os estudantes que frequentam as APAEs deverão ser matriculados no ensino regular, que está longe de estar preparado para receber tais alunos, o que poderá gerar um verdadeiro caos.

Vale lembrar que, na região, há três APAEs em funcionamento — Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras — que, a partir do próximo ano, podem ser impedidas de funcionar como escolas, passando a atuar apenas como centros de apoio.

Saberemos agradecer nas urnas e nas redes sociais por essa traição.


By admin2

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *