A Secretaria Estadual de Saúde distribuiu 300 mil folders sobre o perigo do escorpião amarelo e orientou a população a evitar entulhos e a buscar atendimento imediato em caso de picada.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) lançou uma campanha de controle e prevenção de acidentes com escorpiões, distribuindo 300 mil folders nas regiões com maior número de casos, principalmente no Norte Pioneiro, Norte e Noroeste do Paraná. O material destaca o perigo do escorpião amarelo, indica onde eles são encontrados, mostra como prevenir e orienta o que fazer em caso de picada, sendo acompanhado por um vídeo e um alerta em áudio veiculados em TVs, rádios e nas redes sociais da Sesa.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou que o perigo é grande, mas pode ser evitado com cuidados como manter o quintal limpo e livre de entulho, onde os escorpiões costumam se esconder.
No ano, o Paraná registrou 6.998 picadas de escorpião e três óbitos, ocorridos em Cambará, Jacarezinho e outra cidade do Norte Pioneiro, com vítimas que incluíram duas crianças e um adolescente. A vigilância ativa enviou mais de 22 mil escorpiões para identificação taxonômica, sendo que a 13ª Regional de Saúde, de Cianorte, encaminhou 6.363, a 19ª RS, de Jacarezinho, 6.138 e a 17ª RS, de Londrina, 4.363.



