Após a chegada de Deltan Dallagnol o partido ganhou uma nova cara no Paraná, deixou de ser um movimento, focou na expansão do Novo e cresceu em 2025 após a filiação do vice-prefeito de Curitiba Paulo Martins, mas antes disso já tinha se solidificado com as eleições de Indiara Barbosa, Amália Tortato e Guilherme Kilter em 2024, fazendo de Curitiba o ponto de partido para se expandir na próxima corrida eleitoral, em 2026.

Dirigentes partidários não escondem que o Novo “ocupou espaços deixados pelo enfraquecimento do PSDB e Podemos, além de avançar sobre um nicho da direita liberal que estava desorganizada desde 2022.”

As lideranças do Novo não se ressumem a Deltan Dallagnol, Indiara Barbosa, Amália Tortato, Guilherme Kilter e Paulo Martins, também passam pelos emergentes Jeffrey Chiquini, Valdemar Bernardo Jorge, Pr. Carlos Eduardo, Homero Marchese (que tenta voltar à política) e o vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabo.

Na janela de transferências, em março, deverá filiar o deputado estadual Fabio Oliveira, ligado a Deltan Dallagnol.

Para 2026, o Novo diz que entra no ciclo eleitoral como “variável capaz de alterar o resultado e não apenas participar” como mais um no mapa político paranaense.

Para crescer, a sigla vai apostar no voto qualificado, o eleitor urbano, escolarizado, de centro-direita liberal, que sempre pesou em eleições majoritárias e a projeção de cadeiras na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) é de até cinco cadeiras e na Câmara Federal até quatro, com Deltan Dallagnol disputando uma das vagas.

Para a sucessão de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o Novo vai apostar em Paulo Martins, com um vice ainda indefinido, podendo até vir da Democracia Cristã.

A sigla vai lançar Jeffrey Chiquini ao Senado Federal, o que deve dividir o voto da direita, mas que virou influencer nos últimos meses.

Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná

Athletico tenta contratar jovem zagueiro do Novorizontino

Assalto em loja de celulares termina com dois mortos

Operação fecha banco digital que engava clientes

Quais os vulcões mais perigosos do planeta?

Desenvolva mais resistência física com essas dicas

Óbitos de Curitiba do dia quatro de dezembro de 2025

Rafael Greca não tem partido para 2026

Do Carmo é assediado por partidos

Não existe vácuo na política

Cristina Graeml adere ao sistema para 2026

Eduardo Pimentel faz reunião pensando na reestruturação do secretariado

Fonte:Blog do Tupan

By admin1

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *