PUBLICIDADE

BANNER SUPERIOR SITE

Unicentro identifica molusco invasor próximo ao manancial de Guarapuava

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste revelou o primeiro registro da espécie exótica Corbicula fluminea no Rio das Pedras, ...[ Leia completo ]

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste revelou o primeiro registro da espécie exótica Corbicula fluminea no Rio das Pedras, próximo às instalações da Sanepar, que abastece a cidade de Guarapuava. O artigo, publicado em outubro na Revista Brasileira de Geografia Física, foi escrito pelo doutorando Nathan Ulian de Souza em coautoria com Alessandro Kominecki, sob orientação dos professores Leandro Redin Vestena e Ana Lucia Suriani Affonso.

Corbicula fluminea, nativa do leste da Ásia, reproduz-se assexuadamente, o que permite um crescimento populacional acelerado e facilita a colonização de novos ambientes. Essa característica pode causar competição com espécies nativas, desequilíbrio ecológico e prejuízos às estruturas de captação de água.

O professor Vestena destaca que o comportamento filtrador do molusco pode depositar grandes quantidades de matéria orgânica nos sedimentos, alterando a bioquímica do leito, a turbidez da água e a composição química.

A professora Affonso já havia encontrado a espécie em pesquisas no Rio Tietê durante seu mestrado e, ao confirmar a identificação com especialistas, reconheceu a importância da colaboração entre Geografia e Biologia para o estudo. Nathan relata que as coletas mostraram uma presença surpreendentemente alta do molusco, que não possui predadores locais, podendo competir por espaço e recursos e afetar a cadeia alimentar dos organismos nativos.

Leia mais

12 de janeiro de 2026

3 semanas atrás

PUBLICIDADE

Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Rolar para cima