PUBLICIDADE

BANNER SUPERIOR SITE

Brasil inicia vacinação contra covid-19 em 17 de janeiro de 2021

No dia 17 de janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans tornou-se a primeira brasileira a receber a vacina contra a covid‑19, após ...[ Leia completo ]

No dia 17 de janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans tornou-se a primeira brasileira a receber a vacina contra a covid‑19, após aprovação emergencial da Anvisa.

No dia 17 de janeiro de 2021, logo após a aprovação emergencial de duas vacinas pela Anvisa, a enfermeira paulista Mônica Calazans foi a primeira brasileira a ser vacinada contra a covid‑19. Ela foi escolhida porque participou dos ensaios clínicos da Coronavac, realizados no final de 2020, e trabalhava no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital que atendeu mais de 40 mil pacientes durante a pandemia.

No dia seguinte, 18 de janeiro, a vacinação começou em todo o país com um lote inicial de 6 milhões de doses produzidas na China e importadas pelo Instituto Butantan, que passou a processar a vacina no Brasil a partir de ingrediente ativo da Sinovac. Em 23 de janeiro, a campanha recebeu as primeiras 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que depois passou a produzir a vacina em solo nacional.

A prioridade inicial foi para trabalhadores de saúde, idosos, pessoas com deficiência em instituições e indígenas, enquanto o Brasil enfrentava o pico da variante Gama, mais agressiva e letal. Devido ao número limitado de doses, a imunização avançou lentamente, e pessoas entre 60 e 70 anos só foram vacinadas nos meses de março e abril de 2021.

Leia mais

PUBLICIDADE

Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Rolar para cima