A Cáritas Diocesana de Guarapuava, em parceria com o coletivo de psicólogos do Programa Rede Solidária, convida profissionais da saúde para a Capacitação do Protocolo Assyst-G, metodologia de atendimento a vítimas de desastres naturais.
A capacitação visa preparar profissionais que atuam na linha de frente do cuidado humano diante de eventos climáticos extremos. Podem participar assistentes sociais, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e terapeutas ocupacionais que atuam ou desejam atuar no enfrentamento dos impactos físicos e emocionais causados por catástrofes ambientais.
A secretária Suzete Orzechowski explica que a iniciativa busca fortalecer a atuação em saúde mental em contextos de emergência. O curso pretende aprofundar o conhecimento sobre o tratamento de traumas, especialmente os decorrentes de catástrofes ambientais, outras calamidades e conflitos bélicos.
A participação é aberta a todos os interessados e o curso é oferecido gratuitamente. A capacitação é exclusiva para profissionais da área da saúde, com foco em psicologia e saúde mental.



