CooperAliança e Sebrae lançaram projeto de ultrassonografia de carcaça para cooperados de bovinos, com objetivo de elevar a qualidade da carne e agregar valor ao produto final. O projeto oferece suporte financeiro e facilita a seleção genética dos animais.
CooperAliança e Sebrae lançaram um projeto de ultrassonografia de carcaça para cooperados de bovinos, com o objetivo de melhorar a qualidade da carne produzida pela cooperativa e agregar valor ao produto final, desde a propriedade até a indústria. O médico veterinário da CooperAliança, Renan Guilherme Mota, explica que a ultrassonografia na matriz permite melhoramento genético focado em características de carcaça, como área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio, que estão diretamente relacionadas à musculosidade, ao padrão dos cortes, ao rendimento de carcaça e ao desempenho do animal.
Renan destaca ainda que os dados obtidos vão além da qualidade da carne, estando ligados à fertilidade, precocidade sexual e ao desempenho reprodutivo, beneficiando tanto a indústria quanto o produtor.
Para o consultor do Sebrae, Heverson Morigi Miloch, o projeto representa uma oportunidade concreta de evolução na pecuária dos cooperados, com o objetivo de atender esses produtores para que, por meio da seleção genética, eles possam identificar e trabalhar com os animais mais adequados para a produção e para a entrega na CooperAliança. Heverson também destaca o apoio financeiro oferecido: o Sebrae vai subsidiar 50% do custo e facilitar as formas de pagamento, garantindo que mais produtores possam participar, fortalecendo a união, melhorando a produção na ponta e elevando a qualidade do animal que chega até a CooperAliança.



