O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) será executado em 42 municípios de diferentes regiões do Estado em janeiro. A primeira ação de 2026 ocorre na sexta-feira, 9 de janeiro, em Umuarama, no Noroeste, e faz parte do 5º ciclo iniciado em novembro do ano passado.
O investimento do Governo do Estado nesta etapa é de R$ 19,8 milhões, um aumento de 106% em relação ao 4º período, e a expectativa é esterilizar 105 mil animais, o mesmo número de castrações realizadas entre 2020 e 2025.
A contrapartida dos municípios, cerca de R$ 1,8 milhão, será destinada à impressão de 469 mil cartilhas sobre maus-tratos, à aplicação de 731 mil vacinas antirrábicas e à confecção de 582 mil placas temáticas sobre biodiversidade. O programa também propõe ações de educação sobre a tutela responsável de cães e gatos, com foco na conscientização ambiental entre crianças e adolescentes, requisito para participação, e intensificação da vacinação antirrábica para promoção da saúde pública.
O Governo do Estado fiscaliza as atividades em todas as cidades parceiras e oferece palestras sobre zoonoses, vacinação e desvermifugação.



