Adão Paulista/Secretário
O município de Nova Laranjeiras tem se consolidado como referência em políticas públicas voltadas aos povos indígenas. Ainda em seu primeiro mandato, o prefeito Fábio Roberto dos Santos tomou uma decisão considerada inovadora ao criar uma Secretaria Municipal Indígena, destinada exclusivamente ao atendimento das demandas das comunidades originárias do município.
A iniciativa colocou Nova Laranjeiras entre os pioneiros do país na valorização da representatividade indígena dentro da administração pública. A pasta foi criada para garantir que as necessidades das aldeias fossem tratadas de forma direta, com participação ativa de lideranças indígenas nas decisões do governo.
O primeiro secretário da pasta foi Neoli Olibio. Atualmente, a Secretaria é comandada por Adão Paulista, dando continuidade ao trabalho de diálogo, desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades indígenas.
A criação da Secretaria demonstra o compromisso da gestão municipal em promover inclusão, respeito à cultura dos povos originários e maior eficiência na execução de ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.
A iniciativa é vista como um marco na história administrativa de Nova Laranjeiras e reforça o reconhecimento da importância da população indígena para a identidade e o desenvolvimento do município.







