O secretário estadual das Cidades do Paraná, Guto Silva, autorizou a liberação de R$ 400 milhões a fundo perdido para a ampliação do programa Olho Vivo, sistema de monitoramento digital que utiliza Inteligência Artificial para reforçar a segurança pública em todo o Estado. Os recursos permitirão que os municípios paranaenses façam a adesão ao programa e adquiram equipamentos de videomonitoramento.
Até o final de março deste ano, está prevista a instalação de 1.500 câmeras inteligentes, ampliando significativamente o alcance do sistema em todas as regiões do Paraná.
O plano de expansão prevê, nos próximos anos, a implantação de 26.500 câmeras em todo o Estado. Desse total, 20 mil unidades serão adquiridas pelos municípios com recursos estaduais, enquanto outras 5 mil câmeras já estão em operação sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Com essa estrutura, o Paraná deverá se tornar o estado com o maior e mais avançado sistema de videomonitoramento por Inteligência Artificial do país.



