O prefeito Eduardo Pimentel percorreu, na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, diferentes regiões de Curitiba para acompanhar obras executadas a partir de pedidos da população. A agenda incluiu vistorias no Bairro Alto e no Tarumã, com intervenções de pavimentação e macrodrenagem incluídas no Programa de Requalificação e Obras (PRO Curitiba).
No Bairro Alto, o prefeito acompanhou três frentes de reciclagem de asfalto já concluídas nas ruas Rio Iriri, João Ramalho e Ministro José Linhares. As intervenções somam 2,2 quilômetros de pavimentação recuperada, além de sinalização viária, com foco em ampliar a segurança e a mobilidade de motoristas, ciclistas e pedestres.
Na Rua Rio Iriri, foram revitalizados 300 metros entre as ruas Ângelo Breseghello e José Oliveira Franco. Já na Rua João Ramalho, os 900 metros da via receberam recuperação completa do pavimento. A Rua Ministro José Linhares teve 960 metros contemplados, no trecho entre a Rua Pedro Eloy de Souza e o fim da via.
Durante a visita, moradores destacaram a melhoria nas condições de tráfego e a espera pela execução dos serviços. Em alguns pontos, as intervenções eram aguardadas há décadas pela comunidade local.
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, afirmou que as ações fazem parte do programa permanente de requalificação da malha viária da capital, que desde 2025 já contabiliza mais de 216 mil metros de nova pavimentação, com outros 83 mil metros em execução.
Segundo ele, as obras são definidas com base nas prioridades apresentadas pela população e buscam oferecer soluções estruturais de longo prazo para os bairros.
No Tarumã, a segunda etapa da agenda foi na Rua Monte Castelo, onde a Prefeitura executa uma obra de macrodrenagem para implantação de novas galerias de águas pluviais. A intervenção integra o PRO Curitiba e atende uma demanda encaminhada pela comunidade durante o programa Fala Curitiba.
Com investimento de R$ 1,35 milhão, a obra tem como objetivo ampliar a capacidade de escoamento da água da chuva e reduzir alagamentos na região. Nesta fase, está sendo concluída a travessia da Avenida Victor Ferreira do Amaral, com a instalação de 24 metros de galerias celulares, somando-se aos 18 metros já implantados no último fim de semana.
Moradores e comerciantes da região relataram os impactos dos alagamentos antes das intervenções e destacaram a importância da obra para a segurança local.
A comitiva contou com a presença de autoridades municipais, lideranças regionais e representantes da comunidade beneficiada pelas intervenções.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
PSDB revisa alcance eleitoral para 2026
Marco Marcondes vai enfrentar Comissão Processante em Fazenda Rio Grande
Lórens Nogueira vai ser julgado por “rachadinha” na Câmara de Curitiba
Pesquisa aponta crescimento de Sandro Alex na disputa pelo Governo do Paraná
Clube Curitibano: sócios podem questionar no CNJ a aparência de parcialidade
Curitiba inicia preparativos para os 10 anos do Natal da cidade
Londrina deixa escapar a vitória depois de estar vencendo por dois gols
Os principais sintomas de um microbioma intestinal comprometido e como evitar eles
Cientistas sugerem construção de laboratório de quarentena na Lua
Curitiba teve mínima de 2,4°C no amanhecer
No que prestar atenção para fazer um good morning bem feito
Mulher é encontrada com tiro na cabeça na garagem de casa
Homem diz ter levado tiro no joelho de bala perdida
Receitas para se fazer no frio: salada caesar de brócolis grelhado com couve e grão-de-bico
MP Eleitoral denuncia seis por fraude em transferências de títulos eleitorais
Fonte:Blog do Tupan







