PUBLICIDADE

BANNER SUPERIOR SITE

Parlamento do Paraná celebra 172 anos de emancipação política em sessão solene

Para celebrar os 172 anos da emancipação política do Paraná, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, nesta terça-feira (16), uma sessão solene no ...[ Leia completo ]

Para celebrar os 172 anos da emancipação política do Paraná, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, nesta terça-feira (16), uma sessão solene no Plenário da Casa de Leis.

Para celebrar os 172 anos da emancipação política do Paraná, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, nesta terça-feira (16), uma sessão solene no Plenário da Casa de Leis. O evento, organizado pelo presidente do Legislativo, Alexandre Curi, e pelo deputado Ney Leprevost, em parceria com o Movimento Pró-Paraná, reuniu autoridades, empresários, representantes de diversos segmentos da sociedade e convidados. O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, afirmou que celebrar a emancipação do Paraná é celebrar liberdade, responsabilidade e autonomia, e que o estado deve olhar para trás com gratidão, para o presente com responsabilidade e para o futuro com coragem. O deputado Ney Leprevost destacou que a emancipação deixou o Paraná de província de São Paulo e que o estado é hoje a maior economia do Sul do Brasil, gerando mais de 300 mil vagas com carteira assinada por meio das Agências do Trabalhador. O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, ressaltou a importância de reconhecer as personalidades que, ao longo de décadas, contribuíram para o desenvolvimento do Estado, e destacou o momento notável da economia, do desenvolvimento social e da infraestrutura, fruto do diálogo produtivo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de uma sociedade unida e pacífica. Durante a sessão, foram homenageados diversos profissionais e empresários, incluindo os desembargadores Telmo Cherem, Luciana Carneiro de Lara e Paulo Hapner; os procuradores Gilberto Giacóia e Iros Losso; os advogados Cleverson Marinho Teixeira, Marina Michel de Macedo Martynychen, Gilberto de Abreu Pires, João Casillo e Luiz Fernando Casagrande Pereira; os empresários Leonardo Petrelli, Arnoldo Hammerschmidt, Carlos Beal, Carlos Madalosso, Clemilda Thomé, Faissal Raad, Flávio Gotardo de Souza Furlan, Marino Garofani e Pedro Joanir Zonta; além de Guilherme Beltrão de Almeida, Jonel Chede, Dante Luiz Franceschi, Eduardo Sciarra, Domingos Murta, Alexi Stival, Gislayne Muraro, Fernandes dos Santos, José Dirceu de Matos, Roberto Zaninelli Covelo Tizon, Cleber Mata e Jean Pierre Neto. A sessão também mencionou duas leis estaduais: a Lei nº 20.662/2021, que institui o Dia do Paraná em 29 de agosto, e a Lei nº 18.384/2014, que consagra o dia 19 de dezembro como a data da emancipação política do Estado do Paraná.

Leia mais

PUBLICIDADE

Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Rolar para cima