PUBLICIDADE

BANNER SUPERIOR SITE

Tríplice Fronteira fica no segundo maior corredor de tornados do mundo

A região da Tríplice Fronteira, que abrange o norte da Argentina, o Paraguai, o sul do Brasil e os estados de São Paulo ...[ Leia completo ]

A região da Tríplice Fronteira, que abrange o norte da Argentina, o Paraguai, o sul do Brasil e os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, está localizada no ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A constatação, baseada em imagens coletadas entre 1965 e 1970, mostra que a área sul‑americana tem semelhanças com a norte‑americana, mas é três vezes menor, resultando em menor incidência de tornados, do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no livro Tornados no Brasil.

O tornado mais recente ocorreu no domingo, 21, nos municípios de Santa Rita e Santa Rosa del Monday, a cerca de 60 quilômetros de Foz do Iguaçu, e foi classificado como EF1, com ventos entre 138 e 177 km/h e danos moderados.

Outros eventos significativos incluem um tornado EF4 que destruiu quase 90% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu em 7 de novembro, com ventos entre 267 e 322 km/h, e um tornado de múltiplos vórtices que atingiu Marechal Cândido Rondon em 2015, percorrendo 16 km em 15 minutos a 64 km/h. Em 1926, um tornado EF4 com ventos de 250 km/h destruiu Encarnación, fronteira com Posadas, e causou mais de 400 mortes.

O geólogo Robert Dyer identificou o maior rastro de tornado na Tríplice Fronteira entre julho de 1964 e julho de 1965, com 70 km de extensão entre Cascavel e Guaíra e largura de aproximadamente 1,2 km.

Leia mais

PUBLICIDADE

Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Obras em Laranjeiras do Sul
Rolar para cima